Prefeitura conclui primeiro curso de qualificação para domésticas

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine-municipal), ofereceu gratuitamente durante a última semana, um curso destinado a melhorar as chances das trabalhadoras do ramo doméstico no mercado de trabalho. É resultado de uma parceria do Sine com a Associação e Sindicato das Empregadas Domésticas e com a Escola Técnica Infogenius.

Buscando manter Campina na contramão da crise econômica que assola o País, como mostra os últimos números positivos do Cadastro Geral de Empregos (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego na cidade com 781 novos postos de trabalho criados no mês de Janeiro, contra um déficit negativo de 99,694 postos de trabalho desativados na esfera federal, o curso garantiu a inclusão dos nomes das participantes no banco de dados do Sine abrindo, desta forma, maiores oportunidades no mercado de trabalho qualificado.

Realizado de forma gratuita, desde o ato de matricula até a entrega dos certificados ocorrido nesta última sexta (26) a oportunidade foi motivo de muita grande emoção por se tratar da realização de um sonho, como frisa Asfora Neto, Coordenador do Sine-municipal.

imagem

“Um sonho realizado, o primeiro curso, mas não o último de uma parceria de deu e dará frutos que será o diferencial para estas profissionais e para futuras e futuros participantes em diversos seguimentos profissionais a serem implementados no programa” disse.

Já Geanine Figueiredo, Diretora acadêmica da Infogenius enfatiza a quebra de paradigmas dentro da nova legislação trabalhista que acoberta a profissional domestica.

“A falta de qualificação pode ser um ponto frágil e esta proposta de qualifica-las as fará realizar suas demandas com eficácia e segurança, transmitindo confiança a elas e aos seus empregadores. Esta atitude abrangerá os horizontes do mercado, tanto para as empregadas domesticas como para as diaristas, fazendo-as bem sucedidas em um mercado atípico. A parceria com a PMCG através do Sine é de suma importância para buscar essa promoção social em tempos de crise e exigências do mercado”.

Além das constantes parcerias de cunho social que buscam a qualificação profissional do cidadão trabalhador, outras ações do Sine estão programadas para o primeiro semestre deste ano, como a segunda edição da Feira de Emprego, a terceira edição do Empreender dos Sonhos, que visa engrenar atitudes de empreendedorismo de pequenos negócios com palestras e cursos direcionais e por fim, ações que tendem a descentralizar o atendimento do Sine nas áreas mais distantes do Centro da cidade, proporcionando um horizonte de oportunidades em todas as regiões do município.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO