Prefeitura confirma apoio a Seminário dos 60 anos do 1º Encontro dos Bispos do Nordeste em Campina

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), representada pelo secretário de Planejamento, André Agra e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Leite, recebeu na última terça-feira, 15, Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, para sinalizar a parceria da PMCG para a realização do Seminário dos 60 anos do 1º Encontro dos Bispos do Nordeste, em Campina Grande, no mês de maio. A reunião contou com a participação do Presidente da FIEP, Buega Gadelha, que também garantiu apoio ao evento.

“Um dos objetivos desse Seminário, 60 anos depois do primeiro, realizado em 1956, é olhar o futuro da região Nordeste: articular as várias forças da região e pensar o Nordeste do futuro”, explicou Roberto Jefferson, membro da Coordenação do Seminário e secretário do Observatório Social do Nordeste.

O evento, que terá como tema “Nordeste: cuidado com a casa comum – novo paradigma civilizatório”, acontecerá de 18 a 20 de maio, no auditório do Garden Hotel, e prevê a participação de cerca de 500 pessoas, entre Bispos, governadores, prefeitos, instituições e estudiosos de toda a região.

Segundo Dom Jaime, coordenador do Seminário, a discussão também será aberta ao público com o objetivo de produzir para a sociedade, em especial para o Nordeste, propostas a serem assumidas como um passo a mais para o desenvolvimento da região nos próximos anos.

“Discutiremos principalmente a questão hídrica aqui do Nordeste e a iminente chegada das águas do Rio São Francisco, que a sociedade precisa se apropriar do projeto, fazendo com que sua dimensão socioambiental e humana agora seja vista e cuidada com muito zelo”, frisou Dom Jaime.

De acordo com o Arcebispo, a escolha de Campina Grande para sediar mais uma vez o encontro, 60 anos depois, foi por seu simbolismo histórico e sua representatividade política no Nordeste.

“Escolhemos Campina por ser uma cidade que promove tantas experiências exitosas em termos de educação e políticas públicas, como estamos vendo aí a construção do maior Conjunto Habitacional do “Minha Casa, Minha Vida” sendo tocado pela Prefeitura de Campina Grande, visando a humanização das pessoas e a qualidade de vida urbana. Vale salientar que hoje a Prefeitura Municipal de Campina Grande dá exemplo em “Política de Estado”, executando um programa do Governo Federal, numa dimensão de isenção de política partidária, tendo em vista o bem comum. Para mim aí está a grande representatividade da cidade neste momento: trabalha somando esforços em vista do bem comum”, destacou o Arcebispo.

Segundo o secretário de Planejamento do município, André Agra, esse evento vai pautar o Nordeste como um dos agentes indutores do desenvolvimento do Brasil.

“Com esse Seminário faremos do Nordeste um agente do crescimento. O projeto Aluízio Campos tem muito do pensamento de Celso Furtado, pois é um exemplo da política desenvolvimentista, referência para esse movimento católico que se preocupa em trazer melhorias para o Nordeste e qualidade de vida para o nosso povo”, disse.

Sobre o Seminário

O 1º Encontro de Bispos do Nordeste, realizado em maio de 1956 em Campina Grande, foi articulado por Dom Helder Câmara, que era arcebispo auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário geral da CNBB e contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitscheck. O evento gerou várias consequências para o Nordeste, como a criação da Sudene e a construção do Açude Epitácio Pessoa, que hoje abastece a cidade de Campina Grande.

“O Seminário de 1956 é uma referência que nos motiva, para que hoje, todas as entidades não só do poder público, mas também da sociedade civil, possa se articular e se sentir corresponsável pelo destino do Nordeste que tanto amamos. A região já caminhou bastante, mas precisa ir mais além, em termos de conquistas, projetos, políticas públicas, qualidade de vida para a população, tudo isto dentro de um contexto sócio eclesial, ambiental e político também”, destacou Dom Jaime.

Fonte: Codecomandre_encontro_bispos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO