Prefeitura consolida parceria e Campina Grande ganha o Centro de Pesquisa Virtus

virtus_cg

Campina Grande ganhou na manhã desta quinta-feira, 7, o Centro de Pesquisas Virtus, um investimento privado, instalado no Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITA), no bairro de Bodocongó. O prefeito Romero Rodrigues, antes de empreender viagem administrativa a Brasília, manifestou a sua satisfação pela inauguração. Na solenidade de inauguração, Romero Rodrigues foi representado pelos secretários municipais Cassiano Pereira (Ciência e Tecnologia), Luiz Alberto Leite (Desenvolvimento Econômico) e André Agra (Planejamento e Obras).

O Virtus é um empreendimento privado autossustentável e mantém parcerias com várias empresas multinacionais, da área de tecnologia de ponta. De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, o novo Centro de Pesquisas Virtus é muito bem vindo a Campina Grande. “Ele representa mais um empreendimento que reafirma a fé do empresariado no potencial do município, que é referência mundial no desenvolvimento de tecnologia. O Virtus representa, também, uma oportunidade de geração de empregos de alto nível, já que, inicialmente, estão sendo contratadas 150 pessoas de elevado nível técnico para os setores de pesquisas e desenvolvimento de produtos”, destacou.imagem

O Virtus foi concebido para acolher profissionais altamente qualificados (graduados, mestres e doutores). O núcleo possui uma infraestrutura que conta com mais de 1000 metros quadrados de laboratórios, com equipamentos de última geração, segurança da informação e salas de vídeo conferência para garantir a comunicação constante e irrestrita com os clientes globais. Foram investidos R$ 3,5 milhões de reais para a obtenção destas instalações, com recursos oriundos da parceria com a iniciativa privada.

Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cassiano Pascoal, a inauguração desta quinta-feira é uma demonstração de que Campina Grande está literalmente na contramão da situação de crise reinante na economia brasileira. “Enquanto lojas estão sendo fechadas pelo Brasil inteiro, aqui, em Campina Grande, assistimos a abertura de novas empresas, especialmente de grande porte e de alta tecnologia”, disse.

imagem

Conforme o secretário, o governo municipal criou as condições necessárias para a cidade receber grandes empreendimentos, tais como a infraestrutura e a capacitação de recursos humanos qualificados. “Além disso, o CITA e a nova empresa estão situados em terreno doado pela Prefeitura de Campina Grande, o que comprova a importante contribuição e o espírito de parceria do governo municipal em relação ao setor privado”, afirmou.

Para o secretário municipal de Obras e de Planejamento, André Agra, o governo municipal e a iniciativa privada têm formulado parcerias que viabilizam a construção de pontes estratégicas para o desenvolvimento da cidade. Ele esclareceu, ainda, que a contribuição da Prefeitura Municipal para viabilizar a instalação da nova empresa ocorreu, inicialmente, por conta do envolvimento com ideia de integração entre tecnologia, educação e industrialização. Agra ressaltou ainda, que a Prefeitura fez a doação definitiva da área, sempre apostando na ideia de desenvolver a cidade com base na ciência e tecnologia.

imagem

Por sua vez, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Leite, disse que a implantação da nova empresa representa a consolidação de um sonho da comunidade científica de Campina Grande. “Estamos, agora, dentro de Campina Grande, dando oportunidade de trabalho para grandes profissionais que, anteriormente, precisavam residir em outros centros para o exercício da suas atividades. Vamos reter, na cidade, o mais importante produto das universidades, que são as excelentes cabeças ou profissionais formados  nestes centros de conhecimento”, destacou.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO