Prefeitura consolida tradição do desfile de Independência em Galante

Romero_desfile_galante_2015Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Campina Grande promoveu no distrito de Galante o desfile Cívico de Independência. As comemorações alusivas ao feriado de 7 de setembro começaram a partir das 15h30, percorrendo a popular Rua do Chã até o palanque oficial montado nas proximidades da Estação Ferroviária. Cerca de 800 pessoas desfilaram representando 18 entidades militares e civis.

A iniciativa de promover o desfile nos distritos tem como objetivo descentralizar a festa cívica e integrar as comunidades das áreas rurais. De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, os desfiles nos distritos também resgatam uma tradição que havia sido interrompida durante muitos anos, mas que ainda era lembrada com saudades pelo povo de Galante.

“O desfile de Galante sempre foi uma tradição e que durante muito tempo foi esquecida e que nós retomamos e que deve ser mantida. É um momento especial, onde as pessoas colocam um traje especial e vão para as ruas viver esse momento festivo. Eu mesmo já desfilei muito em Galante quando era criança e é sempre uma emoção muito grande participar”, relatou o prefeito Romero.

O desfile foi aberto pela apresentação das bandeiras históricas, com os estudantes da Escola Municipal Maria das Vitórias.

O Exército Brasileiro desfilou em seguida com a banda e as tropas do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (31 BImtz), sediado em Campina Grande. As forças de segurança do Estado da Paraíba foram representadas pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida foi a vez das bandas, fanfarras e escolas.

A Rede Municipal de Educação de Campina Grande levou para as ruas de Galante 11 escolas. Além da Maria das Vitórias, participaram as escolas municipais Frei Dagoberto Stucker, Iracema Pimentel, Henrique Guilhermino, Professor Ariel, José Gomes Filho, Cristina Procópio, Capitão Severiano, Leonardo Vitorino, José Antônio Rodrigues e Cícero Correia de Menezes.

SÃO JOSÉ DA MATA

O Distrito de São José da Mata também vai participar das comemorações da Independência com a realização do desfile cívico no próximo domingo, 13 de setembro.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO