Prefeitura de Campina realiza a II Expo Cras 2015 no Parque do Povo

cras_geral Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi aberta na manhã desta quinta-feira (3) a II Expo Cras 2015 – Exposição dos trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social de Campina Grande. O evento acontece na Pirâmide do Parque do Povo até o final da tarde.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um serviço de proteção e atendimento integral à família, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias em situação de vulnerabilidade, prevenir a quebra dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Este serviço atua no desenvolvimento de potencialidade e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio de ações nas áreas sociais e culturais. Em Campina Grande, existem dez Cras, sendo que cada um referencia a cinco mil pessoas. Eles atuam em comunidades como Mutirão, Ramadinha, José Pinheiro, Malvinas, São José da Mata, Galante e Liberdade.

A solenidade de abertura contou com a presença dos secretários Hércules Lafite (Ciência e Tecnologia); Eva Gouveia, da Semas, que representou o prefeito Romero Rodrigues; Rubens Nascimento (secretário executivo da Semas); vereador João Dantas, representante da Câmara Municipal de Campina Grande e muitas outras autoridades.cras_secretaria-eva-gouveia

Quem primeiro falou foi a coordenadora geral do evento, Joelma Martins, também diretora de Proteção Básica da Semas, que destacou os objetivos e a importância da exposição. Segundo ela, a sociedade de Campina Grande tem a oportunidade de conhecer a produção das pessoas beneficiadas pelos Cras, sendo expostos, entre outros, vários produtos artesanais, como objetos de decoração, toalhas, bonecos, velas e flores. Joelma também garantiu a realização de outros eventos do mesmo nível.

Em seguida, o vereador João Dantas, pela Câmara Municipal, parabenizou a todos os participantes da exposição, além de ressaltar o esforço dos que fazem a Semas em promover este tipo de evento. Conforme revelou, o encontro demonstra o quanto o governo municipal tem desenvolvido ações capazes de valorizar a cidadania e melhorar os índices sociais de Campina Grande.

Logo em seguida, a secretaria Eva Gouveia disse que a exposição demonstra o compromisso da PMCG com a sociedade, especialmente com os setores sociais menos favorecidos, os quais recebem orientação, estímulo e condições mínimas para que se desenvolvam também em nível de geração de renda. “Isso é uma demonstração do grande potencial humano e profissional de pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade, mas tem muito o que oferecer à sociedade”, disse.

Após o discurso da secretária, mulheres beneficiados com o trabalho desenvolvido pelo Cras do José Pinheiro lhe prestaram uma homenagem, entregando um cesta com flores artesanais. Em seguida, aconteceram apresentações culturais.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO