Prefeitura entrega à população lei que determina a criação do Jardim Botânico na mata da Louzeiro

criacao_mata_louzeiro

O primeiro Jardim Botânico de Campina Grande está começando a ganhar forma. A Prefeitura Municipal, por meio do secretário de Agricultura, Fábio Medeiros, na ocasião representando o prefeito Romero Rodrigues, realizou a entrega à população da lei que cria o jardim botânico na Mata do Louzeiro. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, no salão nobre do Convento São Francisco, no bairro da Conceição.

O momento foi simples, mas acolhedor. Os representantes das Secretarias Municipais de Agricultura e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), com a presença de membros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da sociedade civil, realizaram a entrega do documento oficial, elaborado pela Prefeitura, ao Frei Hermano José, representante da comunidade na ocasião.

“É um momento histórico para todos nós. A comunidade está mobilizada pela causa há muito tempo, pedindo a revitalização do Riacho das Piabas e a proteção da área verde do Louzeiro. Agora, estamos vendo um futuro promissor, com esse passo que é a pedra fundamental para o sonho virar realidade. O prefeito Romero Rodrigues entra para a história, presenteando essa área que estava sendo degradada com a criação do tão esperado Jardim Botânico de Campina Grande. É oficial. É lei”, declarou o secretário Fábio Medeiros.

imagem

As pessoas presentes na solenidade receberam a notícia da criação da lei, sancionada pelo prefeito no último dia 17 de dezembro, com bastante entusiasmo. Junto com a lei, Fábio Medeiros entregou também uma cópia da planta de urbanização do entorno da área e do decreto que determinou a desapropriação das propriedades situadas dentro da zona de preservação.

“Vale ressaltar, que o prefeito já garantiu a primeira área para o inicio da implantação do Jardim Botânico e que está negociando com os herdeiros, de outras duas áreas próximas, para resolver tudo da forma mais harmoniosa possível”, explicou o secretário.

Além de anunciar a oficialização da criação do Jardim Botânico, o secretário Fábio Medeiros garantiu que solicitará uma ação efetiva para a melhoria das comunidades próximas ao Riacho das Piabas, com ações de limpeza urbana e atenção básica. “Onde há um Jardim Botânico, a preservação e o desenvolvimento da comunidade próxima são significativos e reais. Muitas melhorias ainda estão por vim”, disse.

A próxima reunião da Prefeitura com a comunidade e as autoridades envolvidas na implantação do Jardim Botânico de Campina Grande ficou agendada para o dia 08 de março de 2016. Até lá, a Prefeitura garantiu que algumas ações já terão sido iniciadas, como o plantio de mudas e a instalação das cercas que delimitarão a área da reserva.

Fonte: Codecom

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO