Prefeitura implanta projeto de mobilidade com ciclofaixa na rua Almeida Barreto

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, está concluindo mais um projeto de mobilidade urbana com a implantação de uma ciclofaixa na rua Almeida Barreto, até o cruzamento com a avenida Almirante Barroso.

O novo espaço para ciclistas tem extensão de 975 metros e largura total de 2,5m. A ciclofaixa da rua Almeida Barreto é bidirecional, localizada do lado esquerdo e no sentido de circulação da via, conforme critérios técnicos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estudos realizados pela própria STTP indicam que, no local, passam diariamente 800 ciclistas, a maioria em deslocamento para o trabalho.imagem

Segundo Félix Neto, superintendente da STTP, a escolha do local para implantação da ciclofaixa atende a pedidos da comunidade e de ativistas por mais segurança no trânsito naquele trecho, além de cumprir às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza o transporte não motorizado.

A nova ciclofaixa está isolada do restante da via, possui sinalização demarcada com pintura de faixa, instalação de tachões e de placas indicativas.imagem

No local também foi iniciado um trabalho, por meio de educadores e agentes de trânsito da STTP, que estarão disciplinando a área e orientando condutores de veículos sobre a nova sinalização. A partir de agora, ciclistas deverão trafegar pela ciclofaixa e motoristas pela faixa de tráfego, evitando o risco de acidentes.

Com a ciclofaixa, o estacionamento de veículos do lado esquerdo da via passa a ser proibido. Já os motoristas flagrados trafegando pela via de ciclistas poderão ser multados, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê punição gravíssima, multa no valor de R$ 880,41 mais a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

imagem

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO