Prefeitura lança projeto “Samu na escola”

amb_samu_17Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do Samu 192 e diminuir os índices de trotes ao serviço, a Prefeitura de Campina Grande lança nesta quarta-feira, 04 de junho, o projeto “Samu na Escola”. A iniciativa é uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A abertura será às 14h no auditório do MP em Campina Grande, localizado no Complexo Judiciário do bairro da Liberdade. Além da apresentação do projeto, a programação de lançamento conta ainda com a realização de palestras educativas voltadas para os diretores de escolas sobre temas como primeiros socorros, asfixia e reanimação, traumatismo, queimaduras, hemorragias e transporte de acidentados.

O projeto será direcionado a estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) de escolas públicas e privadas. Serão realizadas aulas e ações educativas entre os estudantes para a formação do “Samu Mirim”. A proposta é capacitar crianças e adolescentes para a realização de manobras iniciais de primeiros socorros dentro da escola, até a chegada de um adulto ou do serviço de emergência ao local.

“O objetivo é conscientizar os estudantes e educadores sobre a atuação correta em situação de risco e mostrar como deve ser feito corretamente a solicitação de ajuda do serviço 192”, explica o coordenador do Samu de Campina Grande, Carlos Alberto Figueiredo Filho.

Já o ciclo de palestras com os diretores visa fazer com que os gestores escolares assumam o papel de multiplicadores das ações do Samu em suas unidades de atuação. “Esta é uma ação integrada entre as secretarias de Saúde e Educação, em um processo de colaboração mútua”, afirma a secretária de educação do Município, Iolanda Barbosa.

A abertura da solenidade desta quarta-feira será feita pelo promotor Herbert Targino. Em seguida, o promotor Guilherme Câmara e o coordenador do Samu, Carlos Alberto Figueiredo, fazem a apresentação do projeto. Após isso, começam as palestras com a equipe de médicos e enfermeiros do Samu 192 de Campina Grande.

 ESTATÍSTICAS

Em 2013, o Samu 192 de Campina Grande recebeu em média 19,9 mil trotes por mês. O número ainda é alto, apesar de ter sido registrada uma queda de 38% em relação ao volume de ligações indevidas feitas no ano anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO