Prefeitura promove Workshop sobre humanização de ruas e Lei de Mobilidade Urbana

Evento faz parte da programação comemorativa dos 153 anos de Campina Grande e integra as ações do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência, realizará nesta quinta-feira, 5, a partir das 8h, um Workshop intitulado “Ruas Humanizadas – Bairro Prata”.

O evento acontece no salão paroquial da Igreja do Rosário e tem como objetivo discutir melhorias de acessibilidade para as ruas mais movimentadas do bairro com base na Lei de Mobilidade Urbana.

O Workshop acontecerá durante todo o dia. No primeiro momento serão abordados os termos técnicos da Lei de Mobilidade Urbana. Logo depois, será apresentada a área de estudo, nesta ocasião, as ruas Duque de Caxias e José de Alencar, seguida de visita in loco. No turno da tarde, serão construídas as propostas técnicas com as colocações do grupo para as melhorias de acessibilidade para o bairro.

Segundo a engenheira Valéria Barros, uma das coordenadoras do Programa de Mobilidade Urbana da PMCG, a escolha dessas ruas do bairro da Prata foi fruto de um curso de capacitação sobre acessibilidade, realizado pela Prefeitura no mês de junho, voltado para os engenheiros, arquitetos e fiscais municipais.

Na ocasião eles estudaram qual o bairro da cidade que mais necessitaria de adequação para acessibilidade.

“A escolha do local para executarmos esse projeto foi em decorrência do bairro da Prata ter muitos centros médicos, onde circulam pessoas doentes e pessoas com dificuldade de locomoção. É importante que elas tenham vias e travessias seguras para transitar”, explicou Valéria Barros.

Além do estudo de caso local, a PMCG convidou representantes de cidades próximas para participar do evento e conhecer mais sobre a Lei de Mobilidade Urbana. A ideia é que os técnicos municipais de Pocinhos, Puxinanã, Massaranduba, Queimadas e Lagoa Seca, comecem a priorizar a humanização das vias e o uso de transportes não-motorizados em suas cidades, atendendo o que prevê a referida lei federal.

De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Transparência, André Agra, o workshop integra as ações previstas pelo Plano de Mobilidade Urbana do município e contará com a participação de técnicos da Prefeitura (engenheiros e arquitetos das secretarias de Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras e STTP) e professores da Universidade Federal de Campina Grande, Facisa e Faculdade Maurício de Nassau.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO