Prefeitura realiza dia de coleta de resíduos eletrônicos

LafiteA Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campina Grande realiza, durante toda esta terça-feira, 03, uma coleta de resíduos eletrônicos, dando sequência à Semana do Meio Ambiente, aberta na segunda (02) no Parque da Criança. Só serão recolhidos os equipamentos da chamada linha verde, ou seja, equipamentos como computadores (desktop e laptops), acessórios de informática, tablets, telefones celulares, pilhas, monitores, etc., ficando de fora os equipamentos das  linhas branca (grandes eletrodomésticos), linha marrom (monitores de televisão), linha azul (batedeiras, liquidificadores, ferro elétrico, secadores,etc.).

A caixa coletora vai estar disponível durante todo o dia no antigo Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, no largo do Açude Novo. Segundo o secretario da pasta, Hércules Lafite, este dia é um chamamento para a grande campanha que vai ser iniciada em julho e será permanente, com postos de coleta de materiais eletrônicos em pontos instalados em diversos locais de Campina.

“Todo material coletado vai ser encaminhado para a Escola Técnica Redentorista (ETER), que vai utilizar em experimentos tudo que puder ser reaproveitado. O restante será vendido e a renda revertida para própria instituição”, disse.

Resíduos eletrônicos são aqueles produtos que se encontram no fim da vida útil e que possuem em sua composição metais pesados e tóxicos, como alumínio, arsênio, cádmio, bário, cobre, chumbo, mercúrio, cromo, entre outros, que podem causar graves danos ao meio ambiente e ao ser humano. Ao homem podem ocasionar doenças como câncer, envenenamento, doenças de pele, problemas renais e muitas outras. Já para o meio ambiente, em contato com o solo contaminam o lençol freático; se queimado, poluem o ar.

Além da coleta, também estão ocorrendo durante todo dia, no antigo Museu Vivo, palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente. A programação prossegue nos dias 04 e 05 de junho com exposição, feira e distribuição de mudas das 8h às 17h, na Praça da Bandeira. “Nós fazemos um chamamento a toda população para que compareça e participe desta tão importante semana, na qual temas relevantes estão em discussão”, pontuou Hércules Lafite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO