Primeira-dama abre III Semana do Bebê

micheline_ab_semana_bebeAs crianças foram as protagonistas no palco e na plateia do Teatro Severino Cabral, na tarde desta segunda-feira, 01, durante a abertura da III Semana do Bebê, que este ano tem como tema “Primeira infância: um olhar intersetorial”. Numa ação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância, a Semana do Bebê tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da promoção e garantia dos direitos das crianças, tendo como principal mensagem a importância de cuidar do bebê desde a gestação.

O trabalho de conscientização vem sendo feito de forma intersetorial, tendo a escola como espaço de educação das crianças e da família. “A gente trabalha a afetividade e a importância da família e a maioria dos nossos alunos tem irmãos menores e eles acabam levando as informações para casa. A gente trouxe a mãe para dentro da escola e essa semana acaba sendo uma integração família-escola que está culminando aqui”, disse a professora Valéria Calazans, da creche Áurea Moura, do Bairro das Cidades.

Uma das mães que esteve na abertura da III Semana do Bebê foi Tamires Ramos Diniz. Mãe de três filhos, ela destacou como o pré-natal foi fundamental para a formação da sua família. “Na minha primeira gravidez, minhas filhas nasceram no sexto mês de gestação e ajudou na sobrevivência delas eu ter feito o pré-natal”, avaliou Tamaries, que mantém as duas filhas de seis anos na creche Lenice Medeiros, no bairro das Malvinas.

Cuidar integralmente das crianças implica em garantir saúde e educação de qualidade e a abertura da Semana do Bebê foi uma oportunidade para conferir o trabalho que vem sendo feito na educação da primeira infância nas creches do Município. A apresentação cultural, preparada pelas professoras da Creche Amenaíde Santos, emocionou a todos. As crianças levaram ao palco uma homenagem aos 150 anos de emancipação política de Campina Grande.

A apresentação foi uma demonstração da qualidade do trabalho da educação do município. “Na qualidade de madrinha da Semana do Bebê, eu é que fui presenteada com essa apresentação. Meus parabéns e meu agradecimento pelo carinho e dedicação de vocês ao trabalho com essas crianças”, disse a primeira-dama Micheline Rodrigues.

Para a secretária de Educação do Município, professora Iolanda Barbosa, pensar a criança de forma intersetorial é pensar na oferta de educação de qualidade, saúde, proteção, assistência, esporte, lazer e cultura. “A gente, no governo Romero Rodrigues, está buscando oferecer tudo isso a vocês”, afirmou.

Durante a solenidade, foi feita uma homenagem ao bebê saudável selecionado nas creches do Município. A eleita foi a aluna da creche Alba Farias, no Jardim Continental, Geisiane Maria Vitória, de um ano em nove meses, que é diagnosticada com paralisia motora e cerebral e mantém uma vida saudável, sendo exemplo de criança bem cuidada, inclusive com todas as vacinas em dia. “Geisiane veio nos ensinar que criança especial é criança saudável”, disse Iolanda Barbosa.

A III Semana do Bebê é uma promoção das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer. A ação conta com apoio das maternidades Clipsi e da FAP, do Ministério Público do Trabalho, Facisa e FCM, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO