Professores da Educação Infantil participam de capacitação

seduc_capacitacaoPromover a valorização cultural desde o início da formação das crianças. Este é o objetivo da capacitação promovida pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande com os professores da educação infantil que atuam nas creches do Município. O encontro de capacitação acontece nos dias 22 e 23 de julho na Casa da Criança Doutor João Moura, no bairro do São José.

A abertura foi realizada com os educadores que atuam nos berçários e maternais da rede municipal, com atividades durante todo o dia, das 8h às 17h. No segundo dia de encontro é a vez dos educadores que atuam no pré-escolar I e II, seguindo o mesmo cronograma. Atualmente, a rede municipal possui 35 creches em funcionamento.

O eixo temático do evento é “Diversidade Cultural: conhecendo nosso povo, nossas raízes e nossas histórias”. A capacitação começou com uma ciranda, integrando todos os participantes. A Secretária de Educação do Município, Iolanda Barbosa, entrou na roda para participar da dinâmica junto com os demais educadores e, em seguida, abriu oficialmente o evento.

“Estamos aqui juntos para discutir e propor estratégias pedagógicas para que possamos trabalhar da melhor forma possível a temática da diversidade cultural na sala de aula. Sabemos que não é uma tarefa fácil, principalmente para quem trabalha na educação infantil e precisa fazer com que crianças tão pequenas já comecem a compreender e valorizar as diferenças socioculturais que compõem a comunidade onde vivem”, explicou Iolanda Barbosa.

 Um dos principais objetivos do encontro é construir metodologias de trabalho para trabalhar conteúdos relativos à cultura afrobrasileira em sala de aula. Foram apresentados textos lúdicos como “O Casamento da Princesa”, história infantil que possui personagens negros e apresenta e valoriza traços culturais específicos da cultura negra.

Outro tema presente foi a educação como ferramenta de combate ao preconceito. Neste sentido, também foi discutido o texto “Diferente? Sim, nós somos! A diversidade Cultural na Educação Infantil”. “É preciso que a escola atue no sentido de ajudar a criança a compreender as diferenças e conviver harmonicamente com elas desde cedo”, pontuou a secretária Iolanda Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO