Professores da Rede Municipal podem complementar formação em cursos oferecidos pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que pretende abrir, na próxima terça-feira (05), inscrições para 105 mil vagas destinadas à formação de professores das redes estaduais e municipais que não atuam em sua área de formação. As vagas, oferecidas através da Rede Universidade do Professor, serão disponibilizadas nas modalidades presencial ou à distância.

As vagas são para o segundo semestre de 2016, sendo 24 mil presenciais, em universidades e institutos federais de educação, e 81 mil para educação à distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil.

As inscrições se estenderão até o dia cinco de maio. Para participar, os professores interessados em complementar sua formação devem se inscrever na Plataforma Paulo Freire (http://freire.capes.gov.br). Após a primeira etapa, os cadastros serão validados pelas secretarias de educação para que o MEC selecione os candidatos.

Os docentes que não atuam em sua área de formação também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) que oferece, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da educação básica da rede pública.

O professor que optar pelo Parfor só poderá se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública. Essas vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2017.

No caso de Campina Grande, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) orienta a todos os professores da rede de ensino que necessitam dessa formação a acessar a plataforma Paulo Freire e efetuar a inscrição, para que a cidade atinja o que propõe a Meta 15 do Plano Municipal de Educação.

O objetivo dessa meta é, em parceria com a União e o Estado, assegurar que todos o docentes da educação básica da Rede Municipal de Ensino possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Confira o calendário divulgado pelo MEC:
Inscrições na Plataforma Freire – 05/04 a 05/05
Validação das inscrições pelas Seducs – 06/05 a 06/06
Divulgação dos resultados – Até 30/06
Início dos cursos – 2º semestre de 2016

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO