Professores destacam I Fórum Municipal de Educação

01_forum_educacaoProfessores e servidores que participaram do I Fórum Municipal de Educação de Campina Grande destacaram a importância da realização do evento para a promoção da gestão participativa na Rede Municipal de Ensino. O Fórum foi encerrado na manhã desta quarta-feira, 09 de julho, promovendo debates com docentes e servidores sobre propostas de reformulação do currículo escolar e iniciando o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).

Para Kátia Coeli, professora do 3º e 4º ciclos da Escola Rotary Francisco Brasileiro, o fórum abriu um canal de participação e gestão democrática. “A inovação começou com a iniciativa de convocar os professores para discutir o currículo e as propostas para o Plano Municipal de Educação. É a primeira vez que acontece isso. Não adianta que as mudanças venham de cima sem ouvir quem vive o cotidiano da sala de aula. Estamos vivendo um momento amplo de mudanças no ensino, principalmente com as novas tecnologias, que precisa ser repensado”, avaliou Kátia.

Já a professora Lúcia Nóbrega, do Lyons Prata, enfatizou a valorização do servidor que faz a rede municipal de educação. “Este fórum foi um momento extremamente proveitoso porque estamos discutindo uma nova proposta de currículo e revendo o modelo atual para identificar problemas e onde podemos melhorar. O mais importante é que nossas opiniões sejam ouvidas para haver a mudança”, afirmou.

A secretária de educação do Município, professora Iolanda Barbosa, agradeceu a participação de todos os professores e servidores e enfatizou que todas as sugestões, críticas e opiniões encaminhadas durante o fórum serão usadas como fio condutor para a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). A secretaria tem o prazo de um ano para elaborar o PME, mas pretende concluí-lo até dezembro deste ano.

“Durante o fórum, discutimos política educacional com a seriedade que o tema merece, com a participação de todos os que fazem a rede municipal de ensino. Um plano que define as diretrizes e metas para a educação só tem sentido se corresponder aos anseios e demandas de quem vivencia o contexto escolar, desde a merendeira ao corpo docente”, afirmou.

Diante do resultado positivo do evento, a Secretaria de Educação pretende inserir o fórum no calendário da Rede Municipal de Ensino. “Vamos encaminhar ao prefeito Romero Rodrigues a proposta de institucionalizar o fórum através de lei municipal, proporcionando um espaço dialógico para a construção de uma gestão cada vez mais democrática e participativa para a educação em Campina Grande”, avaliou a secretária Iolanda Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO