Profissionais do Samu recebem treinamento físico para atender melhor

SAMU_treinamentoOs profissionais da saúde que trabalham diariamente com o atendimento a pacientes se preocupam com as pessoas e acabam por vezes esquecendo de cuidar da própria saúde. Aqueles que prestam atendimento de urgência estão ainda mais expostos a perigos com o contato com pacientes e com estresse, adrenalina e cansaço físico por causa da natureza do trabalho que fazem.

Pensando nisto, a Secretaria de Saúde de Campina Grande promove palestras e treinamentos de exercícios físicos para que estes trabalhadores fiquem em dia com o corpo e que prestem o melhor serviço à comunidade.

O Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 realiza palestras com educadores físicos que passam orientações sobre as atividades que precisam ser feitas para que o corpo não reclame do trabalho do dia a dia. Duas turmas de sessenta profissionais de 25 cidades da região de Campina Grande já fizeram o curso com seis aulas nesta capacitação diferente.

Os técnicos de enfermagem, condutores socorristas, enfermeiros e médicos assistem às aulas sobre a importância do exercício físico para uma equipe de resgate mais saudável e eficiente. Para encerrar as atividades em 2015, a confraternização do grupo foi com caminhada e prática de exercícios no Açude Velho nesta segunda-feira (15). De acordo com o educador físico Geraldo Filho, a ginástica laboral deixa o corpo mais disposto para o trabalho e, por isso, os profissionais são capacitados para desenvolver atividades físicas próprias para o trabalhador.

 CUIDADOS – Não são somente os profissionais do Samu que recebem em Campina Grande a prevenção à saúde. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) funciona ajudando a Rede de Serviços do SUS como uma retaguarda técnica, ou seja, promovendo o atendimento paralelo ao trabalhador nos casos em que é necessário, retirando-o da Rede e dando atenção focada nas demandas do trabalhador.

No local, são atendidos todos os trabalhadores (formais, informais, do serviço público ou privado), desempregados, aposentados e menores de idade em situação de trabalho ou estágio.

O Cerest Campina Grande é ligado à Secretaria de Saúde do Município, mas é regionalizado, atendendo aos trabalhadores de 70 municípios da região. No local, os usuários dos serviços são atendidos por uma equipe multidisciplinar que compreende desde médico, enfermeiro, assistente social, até advogados. Qualquer trabalhador pode buscar o serviço diretamente. O Cerest de Campina Grande atende mais de 40 pessoas por semana em média.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO