Programa de Silagem produz 1.470 toneladas e beneficia 22 comunidades rurais

silagem_seagriComunidades rurais de Campina Grande estão sendo beneficiadas com o Programa de Silagem, desenvolvido pelo governo municipal, com recursos próprios, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), atendendo uma determinação do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Neste ano a ação atendeu 22 comunidades rurais, cujas populações, apesar das crises econômica e hídrica, continuam a receber total assistência por parte do município.

A silagem é o produto final do processo de corte, trituração, compactação e armazenamento de forragem, de alto teor proteico, que deve ser ministrado para os animais, sobretudo na época de estiagem. Para tanto, conforme relatou o secretário municipal de Agricultura, Fábio Agra Medeiros, foram utilizadas três ensiladeiras (duas móveis e uma estacionária), quatro tratores de pneu e dois carroções. Nessa operação, trabalham oito pessoas, entre operadores e técnicos de campo.

“Além disso, usamos nossa retroescavadeira para construção de silos em alguns locais. Os produtores, cada vez mais, estão procurando a Seagri. Nossos tratores e outros equipamentos estão trabalhando, diuturnamente, para atender as suas demandas”, destacou Fábio.

Conforme explicou o secretário municipal de Agricultura, ações como essa, complementadas com a limpeza de barreiros, distribuição de variedades de palmas resistentes, inseminação artificial e o uso da batedeira de cereais, levam mais oportunidades aos agricultores e agricultoras familiares de Campina Grande.

“Encerramos as atividades deste ano e atendemos 70 famílias em 22 comunidades, em três distritos, Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista. Fico feliz que os trabalhos, mais uma vez, tenham correspondido. Foram processadas, pela nossa equipe, quase 1.470 toneladas”, ressaltou Fábio Medeiros.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO