Projeto Fé e Cultura apresenta Pinacoteca Sacra na réplica da Catedral no Parque do Povo

catedral_porjeto_feA réplica da Catedral, que faz parte da cenografia do Parque do Povo durante O Maior São João do Mundo, abriu suas portas nesta terça-feira, 21, desde quando os visitantes estão conferindo obras de arte numa Pinacoteca Sacra. No local estão expostas 15 telas, que retratam passagens bíblicas com pintura a óleo. As obras são do artista paraibano Joab Rocha, que criou as telas especialmente para o Projeto Fé e Cultura da Diocese de Campina Grande. A Exposição ficará aberta todos os dias, das 18h às 00h, até o encerramento dos festejos juninos.

A coleção traz obras baseadas em cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, que expressam as percepções do artista sobre a intervenção divina na humanidade. “A exposição sacra retrata diversos momentos das duas partes que formam a Bíblia Cristã e tem o objetivo de facilitar a compreensão do espectador acerca de passagens bíblicas que remetem à vida dos profetas, do Filho de Deus e da aproximação do poder divino na humanidade”, explica Joab Rocha.imagem

O projeto expográfico e a curadoria são assinados por André Oliveira, que faz parte da coordenação do Projeto Fé e Cultura. Segundo André, “as obras são enriquecidas pelo traço autoral do artista, que reúne diversos elementos da pintura para expressar seu olhar acerca das cenas bíblicas. Ele manifesta o seu sentimento religioso e lança um olhar estético sobre a seleção dos trechos bíblicos que inspiram a sua produção sacra”.

Para o padre Luciano Guedes, coordenador do Projeto, a fé e a cultura são íntimas, pois são traços históricos comuns de toda e qualquer sociedade. “O Projeto Fé e Cultura vem resgatar o lado religioso da festa mais tradicional da cidade, como também do Nordeste. Nossa intenção é mostrar para as pessoas as riquezas dessa ligação entre a fé e a cultura, que se misturam na composição social”, explica.

imagem

MISSA DE SÃO JOÃO
No próximo dia 24, às 17h30, na Catedral Diocesana, haverá a Santa Missa dedicada a São João. Presidida pelo padre Luciano Guedes, a missa será inculturada, com toda liturgia acompanhada dos acordes da sanfona. O cantor Amazan ainda fará uma participação no momento de Ação de Graças, cantando músicas da cultura popular que falam do santo homenageado e da festividade a ele dedicada. Na próxima quarta-feira, 29, Dia de São Pedro, a missa terá a participação da cantora Eloisa Olinto.imagem

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO