Recicla São João: Prefeitura firma parceria com cooperativas de catadores e implanta ponto de coleta de reciclagem no Parque do Povo

A gestão Romero Rodrigues,  através das secretarias de Ciência Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento econômico e serviços urbanos, inovam mais uma vez e trazem para a edição 2016 do Maior São João do Mundo o projeto Recicla São João.

O projeto consiste em facilitar a vida dos catadores fazendo com que não precisem mais sair do parque do povo  com os resíduos recicláveis diminuindo os riscos e modernizando os serviços de reciclagem.

Uma unidade fixa será implantada no Quartel General do forró com um caminhão da Sesuma e um ponto de apoio a toda equipe envolvida. Lá, catadores das cinco cooperativas existentes em Campina, deixarão o material recolhido durante a noite de trabalho.

Cada catador estará devidamente cadastrado na unidade e poderá voltar pra casa sem a preocupação de carregar grandes quantidades em sacos pesados, pois o processo de entrega de material será feito ainda no parque do povo.

Ao todo, 44 catadores estarão promovendo a reciclagem durante os trinta dias do Maior São João do Mundo.

Os trabalhadores receberão, além do lucro do que for coletado, um incentivo da prefeitura pelo seu trabalho. O valor foi disponibilizado através de convênio pelo plano municipal de resíduos sólidos.
Nesta sexta-feira (03), as secretarias responsáveis pelo projeto estarão realizando a entrega dos EPI´S (Equipamentos de proteção individual)  para os catadores. Os equipamentos foram doados pelo ministério público do trabalho.

Para o secretário de ciência, tecnologia e inovação, Cassiano Pascoal, o projeto Recicla São João é uma forma de acompanhar a quantidade de resíduos sólidos produzido durante os festejos juninos do parque do povo, além de melhorar os serviços dos catadores e combater o  trabalho infantil.

“O recicla São João surgiu após uma observação  onde registrei a grande quantidade de crianças que trabalham na festa e como é complicado sair com sacos pesados pra casa e só no outro dia realizar o processo de pesagem nas cooperativas. É uma forma de especificar esse trabalho, acompanhar a quantidade de resíduos produzida, modernizar e facilitar esse processo de reciclagem , como também inibir o trabalho infantil”

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO