Rede Municipal de Campina Grande atinge metas do Ideb

rede_municipalA Rede Pública Municipal de Educação de Campina Grande atingiu as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2013 para todo o ensino fundamental. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação. Nas séries iniciais do ensino fundamental, que corresponde à 4ª série e ao 5º ano, a rede municipal de Campina Grande obteve 4,2, atingindo exatamente o valor estipulado como meta para 2013. Já nas séries finais do ensino fundamental, referentes à 8ª série e ao 9º ano, Campina Grande alcançou o índice de 3,4, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2013 no município, que era de 3,2.

Campina Grande também ficou acima da média de toda a rede pública de ensino da Paraíba, incluindo as escolas estaduais e municipais, no Ideb referente às séries finais do ensino fundamental. A Rede Municipal obteve 3,4 no Ideb da 4ª série e 5º ano, enquanto a média de todos os municípios nessa fase ficou em 3,2, abaixo da meta estipulada para toda a rede pública do estado que era de 3,3. Nas séries iniciais, Campina Grande ficou dentro da média de 4,2 obtida por toda a rede pública.

Foram divulgadas as notas do Ideb de 77 escolas da Rede Municipal de Campina Grande, referentes a 2013. Desse total, 38 escolas conseguiram atingir as metas estipuladas para o período, o que representa 49,3% da amostra. Também houve avanço em unidades de ensino que não conseguiram atingir a meta, já que 37 escolas melhoraram o Ideb de 2013 na comparação com a avaliação anterior, feita em 2011.

A secretária de educação do Município, Iolanda Barbosa, destacou e agradeceu o empenho dos professores e demais profissionais da rede. “O resultado só foi possível com o trabalho cotidiano e sistemático dos gestores das escolas e da equipe pedagógica, junto com os professores, focados na aprendizagem dos conteúdos”, afirmou.

Iolanda destacou ainda que a gestão municipal está investindo no estímulo e valorização dos professores para melhorar ainda mais os índices da qualidade do ensino. Entre as ações, a secretária destaca o 14º salário para os profissionais que atuam nas escolas com melhor desempenho no Ideb, o cumprimento do piso nacional com a integralização das cinco horas na jornada de trabalho a partir de novembro e o concurso para contratação de mais professores e técnicos, com edital a ser publicado na próxima segunda-feira.

Ideb 2015

A Seduc já está desenvolvendo ações para melhorar os índices do Ideb para 2015, como é o caso da adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que está garantindo formação continuada a mais de 400 professores da rede municipal.

Também está em funcionamento o programa “Mais Educação”, que possibilita a realização de atividades culturais e esportivas para a efetivação do ensino integral, além da melhoria da infraestrutura e realização de oficinas de português e matemática.

 “A Seduc irá desenvolver um sistema de avaliação da aprendizagem para monitorar as ações e contribuir com o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas que tragam índices de aprendizagens mais significativos. As escolas que aumentaram o Ideb irão socializar suas experiências positivas junto às demais. Vamos articular esse trabalho para termos um crescimento em rede”, adiantou a secretária de educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO