Samu lança “Ciclolância” para comemorar 10 anos do serviço

amb_samu_17Para diminuir o tempo de resposta no atendimento de urgência aos praticantes de atividades físicas em locais públicos, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vai lançar, nesta quarta-feira, 25, um novo serviço de saúde itinerante do Samu. A proposta, que será chamada de “Ciclolância”, irá disponibilizar equipes com enfermeiro e técnico de enfermagem nas imediações do Açude Velho, Parque da Criança e na Avenida Juscelino Kubitschek. Os profissionais vão atuar em dupla e terão bicicletas (ciclolâncias) para circular nestes espaços.

De acordo com o diretor geral do Samu, Carlos Alberto Figueiredo Filho, as equipes das “ciclolâncias” vão atuar das 06h às 09h e das 16h às 19h. “Uma parte considerável das pessoas que praticam exercícios físicos não procura orientação de um profissional competente antes de iniciar esse tipo de atividade, colocando a saúde em risco. Por isso, criamos a ‘Ciclolância’ para podermos estar mais próximos desse público, prestando assistência imediata de primeiros socorros”, explicou.

O lançamento da “Ciclolância” faz parte das comemorações dos 10 anos do Samu de Campina Grande. Na solenidade de apresentação da iniciativa, o prefeito Romero Rodrigues também vai fazer a entrega de fardamentos aos profissionais do serviço de pronto atendimento, além de equipamentos para as ambulâncias. O evento ainda marca a inauguração das obras de reforma da unidade e a conclusão do curso de formação de quatro turmas do Núcleo Permanente de Ensino do Samu.

A secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, ressaltou que Prefeitura tem realizado investimentos significativos no Samu, com a aquisição de vinte ambulâncias somente no passado, além de cinco motocicletas adquiridas este mês, com recursos próprios do Município. “Com o fortalecimento da estrutura e a formação permanente dos profissionais do serviço, o Samu conseguiu receber o selo de qualificação do Ministério da Saúde, em 2013, atestando o comprometimento da gestão municipal com a qualidade do atendimento à população”, destacou.

Integração – Ainda segundo a secretária de saúde, a Prefeitura está aproximando o serviço da comunidade, através de projetos educativos, a exemplo do “Samu na Escola”, realizado em parceria com a Secretaria de Educação e o Ministério Público da Paraíba. Lançada no último dia 04, com a formação de gestores das escolas, a iniciativa vai levar noções de primeiros socorros para os estudantes campinenses e visa contribuir para diminuição dos trotes.

O “Samu na Escola”, que também integra as ações comemorativas dos 10 anos do serviço, terá suas atividades práticas retomadas agora em julho, logo após o recesso escolar da rede municipal de ensino. A ideia dos organizadores é formar uma equipe de jovens multiplicadores do serviço, com alunos do projeto, que irão compor o Samu Mirim de Campina Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO