Samu na Escola encanta público no desfile da Independência

samu_escola_desfileAlém das tropas das Forças Armadas,  polícias e bandas de fanfarras, em Campina Grande, o desfile em comemoração ao Dia da Independência também mostrou políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura. Uma delas foi o projeto Samu na Escola, das secretarias municipais de Saúde e Educação do município. Este ano, oitenta meninos e meninas da rede municipal de ensino desfilaram na manhã deste 7 de Setembro, na Avenida Floriano Peixoto.

Fardados com o uniforme do SAMU 192, pelo segundo ano consecutivo, os estudantes encantaram o público. Durante o desfile, eles também fizeram simulações de atendimento de primeiros socorros, mostrando que aprenderam as instruções ensinadas em sala de aula pela equipe de socorristas que atuam no Samu na Escola. Os alunos ainda foram acompanhados por uma viatura do projeto, que foi adaptada para demonstrações de atendimento nas escolas.

Criado no ano passado, o Samu na Escola conseguiu reduzir em mais de 70% o número de trotes de crianças e adolescentes ao SAMU 192. Além de conscientizar os estudantes sobre os prejuízos que os trotes causam ao serviço, o projeto ainda leva conhecimento de primeiros socorros para os alunos e educadores da rede municipal de ensino. A ideia é que cada escola tenha uma equipe “Samuzinho” para ajudar em casos de acidentes no ambiente escolar até a chegada da unidade de atendimento do SAMU 192 ao local.

Para a secretária municipal de educação, Iolanda Barbosa, o Samu na Escola é “uma política de promoção e inclusão no sentido mais amplo da palavra”.  Já a titular da pasta da saúde no município, Luzia Pinto, destacou que o projeto contribui para aproximar a população dos serviços de saúde. “A garantia do direito à saúde também passa pelo fortalecimento do vínculo do profissional com as comunidades”, afirmou.

O 7 de Setembro em Campina Grande ainda contou com desfile das motocicletas que realizam o atendimento do SAMU 192. Os profissionais do serviço que realizam o atendimento em bicicletas, as “ciclolâncias”, também desfilaram. O projeto Ciclolância é uma iniciativa local do SAMU, que funciona desde 2014 levando atendimentos de primeiros socorros aos praticantes de caminhadas e atividades físicas do Parque da Criança e na Avenida Juscelino Kubitschek.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO