São João Cultural festeja manifestações populares nordestinas

teatro-campinaO São João Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande, chega a sua segunda edição homenageando os 150 anos de emancipação política da cidade, promovendo uma verdadeira aula das mais autênticas manifestações populares da cultura nordestina.

Na noite deste sábado, 14 de junho, o Teatro Municipal Severino Cabral recebeu os mais diversos artistas, que proporcionaram a um público atento apresentações de poetas populares, violeiros, aboiadores e grupos folclóricos de caráter internacional.

A poesia popular trouxe nomes como Felizardo Moura, Enoc Ferreira e Mariana Teles; os violeiros Moacir e Zé Laurentino entoaram os motes; os aboiadores Paulo e Jarim comandaram as toadas; e os grupos folclóricos Acauã da Serra, Raízes, Originis e a Cia Livre de Dança coroaram a noite com apresentações  dos mais variados folguedos e danças alusivas ao ciclo junino.

Um ponto de destaque foi a apresentação do irreverente Biliu de Campina, que presenteou a platéia com cocos de roda, cirandas e baiões. Eloisa Olinto, Duduta e seu Regional coroaram a noite com um repertório rico em originalidade, interpretando canções que remeteram os expectadores à diversidade musical brasileira.

Para Eloisa Olinto, participar desse projeto foi uma consagração para sua carreira profissional, tornando-se um divisor de águas, pois até então o xote, xaxado e baião não faziam parte de seu repertório. “Foram em participações nesse projeto que apaixonei-me mais ainda pelo autêntico forró”, concluiu Eloisa.

A programação tem continuidade neste dia 15 (domingo), sempre a partir das 19hs no Teatro Severino Cabral, trazendo nomes como: Agda Moura (poetisa), Daniel Duarte (historiador), Felizardo Moura (poeta), Lara Moura (poetisa), Letícia Moraes (declamadora), Luizinho Calixto (sanfoneiro), Paulo e Jarim (aboiadores), Sebastião Dias, Valdir Teles (violeiros) e os grupos folclóricos Tropeiros da Borborema e Caetés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO