São João Cultural promove encontro de gerações

sao_joao_culturalEm uma noite memorável, a cultura nordestina foi aplaudida de pé, durante o 3º Festival São João Cultural, realizado na noite deste sábado, 27, no Teatro Municipal Severino Cabral, mostrando que o tradicional pé de serra, os cantadores de violas e os emboladores de coco têm um público cativo e entusiasmado.

No palco subiram ídolos consagrados, como Biliu de Campina, Luizinho Calixto e Geralda Velez, que gentilmente cederam espaço para novos talentos como Roninho do Acordeon, Grupo Brasil Caboclo e para a poetisa, atriz e cantora Agda Moura.

Relembrando Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, o show do jovem Roninho emocionou a plateia, que cantou junto com um dos nomes mais promissores da nova geração de músicos campinenses.

O historiador Daniel Duarte trouxe à tona a coragem do povo paraibano, relembrando “causos”  de uma vida rica na simplicidade da zona rural. A viola foi comandada por Hipólito Moura e Afonso Pequeno, cantando repentes.

Os Florianos do Pífano antecederam o grupo Acauã da Serra, que ilustrando a dança, apresentou o espetáculo “Sequência Nordestina”, culminando com uma grande quadrilha junina.

O poeta Felisardo Moura comandou o show promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, produzido pela Secretaria de Cultura, que tem como principal objetivo fortalecer as tradições nordestinas, inserindo na programação d´O Maior São João do Mundo as manifestações culturais do período junino do Nordeste.

O São João Cultural foi criado pelo atual secretário de Cultura, Lula Cabral e está em sua terceira edição, promovendo os artistas através de shows em diversas cidades do Nordeste.

Com apoio da classe artística e de empresários de Campina Grande, o projeto tem um registro audiovisual, gravado em 2014. O DVD, fruto deste projeto circula em vários locais do Brasil e do Mundo.

O secretário revelou, ao final do evento, que em 2016 um novo DVD será gravado, ampliando a participação de artistas da Paraíba e de outros estados do Nordeste, fazendo um intercâmbio cultural.

– O Festival São João Cultural tomou a dimensão que almejamos, mas não podemos parar agora, ainda há muito para ser divulgado. Nosso projeto é gravar em 2016 um novo DVD, ampliando o número de artistas, promovendo um intercâmbio cultural. Quem sabe com este DVD incentivamos novos talentos da região, perpetuando a nossa vocação artística – comentou o secretário.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o Projeto São João Cultural pode entrar em contato através do telefone 3310 6805, ou pelo e-mail sdacultura@gmail.com.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO