Sarau encerra campanha “Outubro Rosa”

sarau_rosa_2014Após um mês de intensa campanha, a Secretaria de Saúde de Campina Grande encerrou o “Outubro Rosa” presenteando as mulheres da cidade com um belíssimo sarau na noite desta quinta-feira, 30, no Teatro Municipal Severino Cabral. Subiram ao palco, que estava todo decorado na cor predominante do mês, seis artistas mulheres com canções da MPB sobre a autoestima feminina. O objetivo da campanha, que está no segundo ano na cidade, é conscientizar para a prevenção do câncer de mama.

A programação de encerramento começou com depoimentos de mulheres que conseguiram vencer o câncer, passando a experiência para o público. Joelma Lima, 35 anos, descobriu no ano passado a doença justamente nos mutirões de exame da campanha “Outubro Rosa”. “Há um ano eu recebi o diagnóstico graças ao mutirão e com todo o tratamento de uma equipe maravilhosa que me acompanhou, hoje estou aqui totalmente recuperada”, relatou.

Já a agricultora Socorro Silva teve a identificação do nódulo no Centro de Saúde do distrito de São José da Mata. “Foi muito importante o acompanhamento das pessoas que trabalham lá. Sem eles e sem minha família, eu não teria superado esta doença”, disse.

A diretora de Atenção à Saúde, Giovanna Cordeiro, ressaltou a importância da campanha e do empenho dos servidores da saúde no trabalho. “Estes exemplos mostram que o câncer tem cura quando diagnosticado cedo. É pelos casos como o de Joelma e o de Socorro que nós devemos continuar lutando, e é isto o que motiva a Secretaria de Saúde neste segundo ano exitoso de campanha”, comentou.

Giovanna entregou à Policlínica, aos Centros e às Unidades Básicas de Saúde presentes como bebedouro, aparelhos de som para eventos e sanduicheira, doados pela madrinha do “Outubro Rosa”, a primeira-dama Micheline Rodrigues. As mulheres receberam rosas e assistiram aos shows de Adília Uchôa, Kátia Virgínia, Eloísa Olinto, Janine Lima, Daura Celeste e Regina Sampaio. “O ‘Outubro Rosa’ significa um grande propósito de salvar vidas, e eu fico muito feliz de participar”, relatou Adília.

A secretária de Saúde do Município, Lúcia Derks, agradeceu aos participantes em nome do prefeito Romero Rodrigues e falou sobre a atenção da PMCG para a saúde. “Para viabilizar o atendimento humanizado às mulheres, como ocorreu neste mês, municipalizamos o Hospital Pedro I, ofertando exames em mamógrafos novos com funcionamento até noturno e nos finais de semana, e negociamos com a FAP a manutenção dos serviços oncológicos”, explicou.

BALANÇO – Durante todo o mês de outubro, foram realizados mutirões de exames em todas as unidades de saúde, com marcação de mamografias, exames de toque da mama e citológicos para rastreamento do câncer de colo de útero, que é o segundo a mais matar mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Também foram realizadas palestras de conscientização, além de ações lúdicas até nas unidades hospitalares. A grande novidade este ano foi a “Caravana da Prevenção” com o Ônibus Rosa, que levou exames e serviços de saúde às comunidades com um consultório ambulante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO