Saúde inicia vistoria em hotéis, restaurantes e locais que sediam encontros religiosos

vistoria_saude_hoteisA Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou esta semana a vistoria em hotéis, restaurantes e espaço onde serão realizados os tradicionais encontros religiosos e filosóficos durante o carnaval para prevenir a transmissão de doenças virais e bacterianas durante esta e a outra semana.

As equipes da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses estão vistoriando os hotéis e restaurantes, que recebem os visitantes dos encontros, para identificar e eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Os casos de febre amarela estão crescendo na maioria dos estados brasileiros e a Paraíba é um dos poucos que estão fora do estado de alerta em função da doença. O trabalho de prevenção realizado pela Secretaria Municipal de Saúde consiste em um plano de contingência para evitar que os participantes dos eventos que vêm de outros estados possam servir como portador de doenças, assim como evitar também que os turistas contraiam problemas de saúde na cidade.

Por isso, o trabalho também está sendo desenvolvido nos hospitais de Campina Grande durante esta semana. A vistoria é realizada em parceria com a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa). Os alimentos, a qualidade e o prazo de validade também são alvos das fiscalizações, assim como a água existente em recipientes para detectar se ela está contaminada com vírus ou bactérias, a exemplo daqueles que provocam a cólera.

Até a quarta-feira, 22, o carro fumacê será utilizado para pulverizar as redondezas dos espaços que vão abrigar os encontros, já que nestes locais se concentram grandes multidões. A Secretaria de Saúde também vai deixar de plantão o serviço do Denguezapp, pelo telefone 99991-0553, para que os moradores e visitantes possam denunciar a existência de pontos com focos de mosquito nesse período carnavalesco.

Com relação à febre amarela, a vacina para quem vai viajar para áreas consideradas de risco neste carnaval continua sendo ofertada no Hospital Doutor Edgley Maciel, no José Pinheiro, sempre no período da tarde. É necessário agendar a vacinação pelo telefone 3310-6335.

Durante o carnaval, a Secretaria de Saúde também trabalha com atendimento de primeiros socorros em alguns pontos de aglomeração de pessoas, a exemplo dos encontros e também do Carnaval Tradição, realizado na Avenida Doutor Severino Cruz, às margens do Açude Velho.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO