Secretaria de Assistência Social promove capacitação sobre o programa Menor Aprendiz

A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Campina Grande, através da Diretoria da Proteção Básica, realizou nesta terça-feira, 17, no auditório do Sine Municipal, uma capacitação sobre o Programa Menor Aprendiz, promovido pelo CIEE (Centro de Integração Escola Empresa).

Participaram do treinamento os técnicos dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV), Proteção Básica, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Gerencia da Criança e do Adolescente, Diretoria da Proteção Especial, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Gerencia de Benefício Eventual.

A assistente social do CIEE, Juliana Almeida, informou que o perfil do jovem que se enquadra no programa e todo o processo é o que está matriculado na escola, possui renda per capita de menos de um salário mínimo, tenha idade de 14 a 24 anos e esteja em vulnerabilidade social.

Ao realizar o atendimento com a família, identificando um jovem em potencial de idade e perfil que possa ser inserido no mercado de trabalhado através do programa Jovem Aprendiz, o assistente social deve encaminhá-lo para o CIEE, fazendo o cadastro no banco de vagas.

Para Ana Cecilia Siqueira, assistente social do SCFV, a equipe técnica faz todo o acompanhamento desses jovens desde o cadastro no banco de vagas, como todo o processo de capacitação e seleção de acordo com o perfil da empresa.

“No SCFV os nossos usuários não têm acesso à internet. Devido à vulnerabilidade, fazemos todo o acompanhamento pelo site do CIEE, e conforme o surgimento das vagas, encaminhamos os jovens aos Cras de referência onde realizaram o cadastro no programa Menor Aprendiz”, relatou Ana Cecília.

“Os jovens que participam do programa podem ter a certeza de um futuro melhor. Muitos jovens estão conseguindo não só ingressar no mercado de trabalho, mas uma qualificação profissional”, completou.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO