Secretaria de Ciência e Tecnologia quer planetário

secretario_cassianoCampina Grande poderá ganhar, ainda este ano, o seu planetário. A informação foi dada pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cassiano Pascoal. Ele, inclusive, fez visitas a empresas de São Paulo que fazem projetos destinados à implantação de planetários, pois a meta é implantar este tipo de equipamento em Campina Grande para atender a uma antiga demanda dos estudantes e dos pesquisadores locais.

De acordo com o secretário, o futuro planetário da cidade deverá contar com espaço suficiente para 80 visitantes, num local também destinado à realização de palestras e eventos científicos. O equipamento deverá ser construído no Parque Evaldo Cruz ou no futuro Parque da Liberdade.

“O certo é que teremos um novo recanto para o desenvolvimento de atividades educacionais, científicas, culturais e também de turismo, atraindo, com certeza, pessoas de Campina Grande e visitantes oriundos dos mais diferentes recantos do Estado e do Nordeste”, disse.

Ele explicou que haverá necessidade de construção do planetário, dentro do projeto a ser elaborado para a cidade, cabendo ainda ao município investir com a compra de móveis e diversos equipamentos científicos. O investimento total será da ordem de R$ 2 milhões.

Acesso à Internet – Além do planetário, o secretário informou existir um projeto para a implantação de pontos de internet (totens) em pontos estratégicos da cidade, a exemplo da Praça da Bandeira e outros logradouros públicos.

Para tanto, a PMCG abrirá processo licitatório destinados à liberação de concessões às empresas interessadas na implantação deste tipo de serviço, as quais ficarão responsáveis pela implantação dos pontos. Nestes locais, poderão fazer uso de publicidade e outros meios de divulgação empresarial.

“Já o governo municipal, em decorrência destas concessões e parcerias, terá custo zero nesta inovadora iniciativa”, afirmou, acrescentando que um projeto será enviado para apreciação por parte da Câmara Municipal, o qual, inicialmente, destina 17 pontos de internet na cidade.

Exposição – Por fim, o secretário informou que a pasta de Ciência e Tecnologia firmou parceria com o Shopping Partage, onde acontecerá no período de 30 de março a 3 de abril uma exposição de ossadas de pterossauros. A iniciativa, com a exposição de quatro réplicas, deverá levar àquela área comer Os pterossauros constituem uma ordem extinta da classe Reptilia (ou Sauropsida), que corresponde aos répteis voadores do período Mesozóico.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO