Secretaria de Cultura realizará III Mostra Afro-brasileira em comemoração à Semana da Consciência Negra

Dentro da programação da Prefeitura de Campina Grande, em comemoração à Semana da Consciência Negra, a secretaria municipal de Cultura (Secult) e o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural realizarão a III Mostra da Cultura Afro-brasileira. O evento, realizado em parceria com o curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais, acontecerá na próxima sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de novembro, com apresentações culturais, exposições fotográficas, lançamento de livros, debates e comunicações orais. Para os que desejam participar com a apresentação de artigos, as inscrições acontecerão nesta segunda e terça-feira (dias 16 e 17).

banner_sem_consciencia_negraOs critérios de inscrição para apresentações na modalidade oral serão os seguintes: ter sido aluno do curso de especialização em Educação para as Relações Étnicas raciais da primeira turma; ter realizado a defesa; temática da apresentação estar relacionada à cultura africana e afro-brasileira. A ficha de inscrição (baixar ficha) (contendo resumo do artigo) e cópia digitalizada do certificado de conclusão do curso, da declaração ou ata de defesa do trabalho, deverá ser enviada para sdaculturapatrimonio@gmail.com. Serão aceitos os dez primeiros resumos enviados, desde que atendam aos critérios de inscrição. Os demais serão encaminhados à secretaria do curso para serem apresentados em outra oportunidade. Mais informações com Giovanna Aquino (Secult), por meio dos telefones (83) 3310-6808 ou (83) 98771-0691.

De acordo com a programação do evento, na sexta-feira, haverá apresentações da Escola de Capoeira Afro Nagô, com mostras de capoeira e danças afro, maculelê, samba de roda e coco (8h30 às 9h). Em seguida, formação de uma mesa redonda para discussão do tema “Monumento em Homenagem ao Povo Negro, na figura de João Carga D’Água.

No período da tarde (14h30 às 17h) haverá exibição dos seguintes filmes curta metragem: “A rota dos Orixás: Atlântico negro”; “Morte negra, negra morte” e “A cor da pele”. Depois a exposição fotográfica “Paraíba Negra Mulheres de Quilombo”, com produção de Valmir Pereira da Silva (Seduc-Secult), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, no Largo do Açude Novo, antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand. Todas as atividades acontecerão no auditório da Secult, localizado no Largo do Açude Novo (antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand),

No sábado, 21, será lançado o livro “Nas Confluências do Axé: Refletindo Desafios e Possibilidades de uma Educação para as Relações Étnico Raciais”, de Moisés Alves da Silva e Ariosvalber de Souza Oliveira. O lançamento será às 10h no CCTA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Já no auditório do Centro de Humanidades da UFCG, a partir da 13h30, haverá uma mesa redonda sobre “Multiplicidade de Temáticas Africana e Afro Brasileiras em Debate”, com apresentações de comunicações orais dos artigos produzidos na 1ª turma do curso de Especialização em Educação para as relações étnicas raciais. Depois haverá a exposição fotográfica “Paraíba Negra Mulheres de Quilombo”, com produção de Valmir Pereira da Silva (Seduc-Secult).

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO