Secretaria de Educação e PM entregam certificados a 360 alunos

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o 2º Batalhão de Polícia Militar, promoverá na próxima quarta-feira, 09, a partir das 8h30, no Teatro Municipal Severino Cabral, a formatura de 360 alunos de nove escolas do município atendidos pelo PROERD neste segundo semestre.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes através de uma mensagem com lições lúdicas e práticas de valorização à vida.

O PROERD é desenvolvido na Educação Infantil e anos iniciais por meio de cartazes ilustrados, evidenciando principalmente temas que envolvem a segurança pessoal.

Já nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, através de 10 lições distribuídas num Livro do Estudante que é entregue a cada aluno na primeira aula, nas Escolas Públicas prioritariamente e, eventualmente, nas escolas Particulares, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes.

O Programa é pedagogicamente estruturado em 10 lições, que são ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo  o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer a segurança e saúde da criança, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de ensinar procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

O Programa também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis dos alunos onde a Escola esteja recebendo as lições.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO