Secretaria de Educação promove Formação para Conselheiros Escolares

formacao_continuada_conselheirosA Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande iniciou na tarde desta terça-feira (1º), na sala nº 2 do CTE, o Módulo Introdutório do Curso de Formação Continuada dos Conselheiros Escolares da Rede Municipal de Educação, ministrada pela professora Francisca Ribeiro de Souza.

O curso objetiva apoiar os Conselheiros Escolares, contribuindo para qualificar sua atuação cotidiana na implementação de ações que visam à melhoria da qualidade da educação socialmente referenciada, fortalecendo o debate a respeito dos princípios legais que tratam da gestão democrática.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem como objetivos: Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas; Apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares; Instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares; Promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de conselheiros escolares; Estimular a integração entre os conselhos escolares; Apoiar os conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade; Promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.

Durante 2015, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação fará a formação de 40 mil conselheiros. O conselho compreende o diretor da escola e representações de professores, pais, estudantes, funcionários e comunidade. O programa também vai preparar 8,5 mil técnicos das secretarias estaduais e municipais.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO