Secretaria de Planejamento recebe 2016 repleta de projetos inovadores

andre_agra_cmcgA Prefeitura Municipal de Campina Grande viu em 2015 um ano de oportunidades, apesar da crise. Por meio de estratégias inovadoras, a atual gestão, através da Secretaria de Planejamento do município, transformou muitos planos em projetos reais que foram inseridos gradativamente na pauta das ações para o desenvolvimento da Rainha da Borborema.

O foco da Secretaria de Planejamento, a qual tem hoje o engenheiro André Agra à frente da pasta, é gerar um eixo estratégico, pensando em ações estruturantes que promovam o desenvolvimento local.

Segundo Agra, que assumiu a Secretaria em 2015 e também é secretário de Obras do município, o principal desafio do ano foi buscar oportunidades mesmo frente à crise tão intensa que afetou o país como um todo.

“Minha perspectiva à frente dessas duas secretarias importantes é tentar viabilizar quatro eixos de ação: racionalização de custos, transparência, legalidade e proatividade intensa“, disse.

Pensando nessa perspectiva, foi iniciado um trabalho conjunto entre as Secretarias de Planejamento, Obras e Desenvolvimento, com a parceria do secretário Luiz Alberto Leite.

“Uma gestão que é voltada para o desenvolvimento, que está sendo especialmente alavancado pelo Complexo Aluízio Campos, precisa agir a partir da integração de suas secretarias. Então, estamos executando em conjunto, com as equipes de Planejamento, Obras e Desenvolvimento planejando Campina Grande em curto, médio e longo prazo e estabelecendo estratégias de desenvolvimento sustentáveis. Até porque, quando agimos de forma planejada, racionalizamos cada vez mais os gastos públicos e extraímos o melhor benefício das ações executadas”, explicou André Agra.

Complexo Aluízio Campos

No que se refere às ações da Secretaria de Planejamento no Complexo Aluízio Campos, André Agra explicou que conta com uma equipe especializada para gerenciar todo o processo, elaborar os trabalhos técnicos e planejar cada espaço do empreendimento. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento elaborou, por exemplo, os projetos da área industrial, da Tecnópolis, do Jardim Botânico e do Centro Logístico e Comercial do Aluízio Campos.

Além disso, a Secretaria também foi responsável por iniciar o processo de cadastramento das famílias, assim como fará as visitas para avaliar em cada uma delas os critérios que as tornarão habilitadas para concorrer às casas do programa habitacional do Complexo.

E para garantir mais transparência no processo, foi retomado em 2015 o Conselho do Fundo Gestor de Habitação de Interesse Social, que conta com 16 conselheiros e tem como Presidente o Secretário de Planejamento André Agra, de acordo com a legislação federal. O Conselho é responsável por avaliar os critérios municipais e acompanhar todo o processo seletivo, assim como a legalidade dos sorteios.

Outra retomada importante em 2015 foi a do Conselho da Cidade, um órgão colegiado, que reúne representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, de caráter consultivo, deliberativo e propositivo e tem por objetivo estudar e propor diretrizes para as políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

Ações Sociais

Em 2015 foram entregues em torno de 700 apartamentos em Campina Grande e, assim como nos dois mil apartamentos que foram entregues em 2014, hoje os seus moradores são beneficiados com programas sociais mantidos pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e executados pela equipe técnica social da Secretaria de Planejamento.

“Promovemos ações sociais de integração nessas comunidades, levando esporte, cultura e lazer para os cidadãos, para promover o sentimento de que eles estão em casa e fazem parte da sociedade campinense”, explicou o secretário de Planejamento, André Agra.

Nos residenciais Major Veneziano, por exemplo, a Prefeitura iniciou, no ano de 2015, turmas de judô para crianças e adolescentes, nos turnos manhã e tarde. Além disso, disponibiliza educadores físicos diariamente para a orientação na prática de exercícios nas academias populares.

Todas as ações são acompanhadas por assistentes sociais da Secretaria de Planejamento, que fazem visitas periódicas nas residências, orientando e buscando integrar os cidadãos nas atividades disponíveis.

Projetos

Em 2015, a Secretaria de Planejamento concluiu, do ponto de vista técnico, o Plano de Saneamento Básico e o Estudo de Concessão de Água e Esgoto de Campina Grande. Iniciou também o processo de acompanhamento da execução do Plano de Mobilidade Urbana, o estudo para revisão do Plano Diretor da cidade e o estudo para o seu redesenho urbano.

Os reflexos desses projetos poderão ser observados na prática já em 2016, a exemplo do projeto “Cidade Transparência”, que segue avançando e tem previsão de conclusão já no primeiro bimestre do ano.

Outro projeto elaborado pela equipe de Planejamento e que será iniciado em 2016 é o do Jardim Botânico da mata do Louzeiro, área verde histórica de Campina Grande, que agora receberá os cuidados que merece.

E em ano de Olimpíadas, Campina Grande receberá um legado olímpico, o pontapé inicial para que a Rainha da Borborema seja o berço de futuros atletas talentosos. Estamos falando do Parque da Liberdade, um projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, que será instalado no terreno onde funcionava o antigo Hospital João Ribeiro. Segundo André Agra, as obras de terraplanagem do terreno já foram iniciadas e o prefeito Romero Rodrigues anunciou que assinará a ordem de serviço no dia 9 de janeiro.

A Secretaria de Planejamento elaborou ainda os projetos dos quatro futuros binários de Campina Grande, dois deles já em execução – o que interliga os bairros do José Pinheiro ao Catolé e o do bairro da Liberdade. E para concluir, preparou os projetos de infraestrutura dos bairros de Bodocongó, Ramadinha, do acesso à Catingueira e ao Bairro das Cidades, já executados pela Secretaria de Obras.

Através de um trabalho em conjunto de suas diversas secretarias, que planejam e agem estrategicamente lideradas pela atual gestão, Campina Grande está se firmando como a cidade da inovação, levando mais qualidade de vida para o seu povo e vivendo o verdadeiro desenvolvimento.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO