Secretaria de Saúde apresenta balanço de vacinação contra pólio e sarampo

vacinacao_polioA Secretaria de Saúde de Campina Grande totalizou o número de crianças vacinadas durante a campanha nacional contra poliomielite e sarampo. Foram 18.714 gotinhas aplicadas contra a pólio e 15.993 injeções da tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No tocante à poliomielite, o número (18.714) representa 71,06 % do total de crianças na faixa etária entre seis meses e quatro anos e onze meses da cidade, que é de 26 mil.

A meta de vacinar 80% não foi alcançada, mas todos os 3.100 bebês entre seis e onze meses da cidade foram imunizados, atingindo 100% dessa população. Já os com um ano de vida tiveram a menor cobertura vacinal, pois são 6.199 e apenas 3.915, ou 63%, se vacinaram. As crianças entre dois e quatro anos ficaram na média entre 67 e 69%.

Com relação à tríplice viral, a cobertura de 15.993 injeções representa 68,83% da população na idade apta à vacinação, que compreende crianças entre um e quatro anos de vida. O maior número proporcionalmente de vacinados foi na faixa dos quatro anos de idade: 75,88%.

“Nós iniciamos a campanha com um ‘Dia D’ em 8 de novembro, fizemos outro ‘Dia D’ e prorrogamos a campanha até 12 dezembro. Mas, os pais que não vacinaram na campanha podem levar os filhos às Unidades Básicas de Saúde com o cartão de vacina porque se tratam de vacinas de rotina, ofertadas sempre”, explicou a coordenadora de Imunização do Município, Miralva Cruz.

Miralva informou que foi importante atingir toda a população que tem menos de um ano de vida contra a poliomielite, público geralmente mais vulnerável. “Há anos não temos registros alarmantes destas doenças no país, mas em 2014 os casos aumentaram, principalmente no Nordeste e, por isso, trabalhamos intensamente na campanha para evitar o desenvolvimento na cidade”, afirmou.

Em 2014, também entraram para o calendário anual as vacinas contra o HPV e a da coqueluche para gestantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO