Secretaria de Saúde auxilia formação de profissionais da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande tem colaborado com a formação de profissionais de diversos cargos na área da saúde.

A abertura de estágios e o Programa de Residência Médica favorecem o contato dos estudantes com a parte prática da profissão. Atualmente são mais de 2.900 estagiários, que atuam em Unidades Básicas de Saúde ou unidades de atenção primária e até a média complexidade.

O Pedro I Especialidades, a Ala Geriátrica do Hospital Municipal Pedro I e unidades como a UBS Ronaldo Cunha Lima contam com estagiários.

Eles são geralmente estudantes concluintes dos cursos de nível superior de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia e farmácia. Estudantes de cursos técnicos em enfermagem e auxiliar em saúde bucal também atuam, assim como estudantes de pós-graduações, tanto de universidades públicas como faculdades particulares.

“Somos verdadeiros ordenadores de recursos humanos e capacitamos essas pessoas para atuarem nos cenários do SUS em qualquer contexto, cidade ou estado”, destacou Danillo Alves, do setor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos estagiários, a Prefeitura de Campina Grande implantou também em 2013 o Programa de Residência Médica. O serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde com vagas para pediatria, ginecologia/obstetrícia, medicina de saúde da família e da comunidade e neonatologia.

Atualmente são 10 residentes de pediatria, 9 de ginecologia/obstetrícia, 15 de Medicina da Saúde da Família e da Comunidade e 6 de neonatologia, que acompanham os recém-nascidos nos primeiros 28 dias de vida dos bebês.

Desde 2013, o número de vagas para cada especialidade já foi dobrado. Todos os residentes, assim como os estagiários, são supervisionados pelos preceptores, que atuam em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, assim como também pelos profissionais das unidades.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO