Secretaria de Saúde de Campina Grande amplia público da vacina do HPV

A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou nesta segunda-feira, 26, a ampliação da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para os novos públicos que foram incluídos no grupo de vacinação.

A principal mudança é para os meninos. A faixa etária foi ampliada e agora os garotos de 11 a 14 anos de idade podem ser imunizados, o que antes só era possível para a faixa de 12 a 13 anos.

A partir de agora, também terão direito à vacina, homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.

Em 2017, a vacina também foi ampliada para meninos e jovens do sexo masculino dos 9 aos 26 anos que convivem com HIV/Aids. Antes, a vacina era ofertada apenas para as meninas e mulheres nesta faixa etária vivendo nessa condição.

O esquema vacinal para este público é de três doses. A segunda é aplicada dois meses depois da primeira e a terceira quatro meses depois da segunda. Elas são aplicadas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no bairro da Prata. Além disso, as meninas de 9 a 15 anos de idade continuam tendo direito à vacinação.

Os meninos e as meninas devem tomar duas doses com um intervalo mínimo de seis meses entre uma e outra.

“Estamos distribuindo as vacinas nas unidades e centros de saúde e também vamos fazer vacinação nas escolas”, disse a coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

A vacina disponibilizada no SUS é a quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus HPV.

Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus.

Nas meninas, a medida visa prevenir os cânceres de colo do útero, vulva, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido por meio da relação sexual ou da mãe para o filho no momento do parto.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO