Secretaria de Saúde disponibiliza vacinas contra tétano e raiva para o carnaval

VacinaHPVA Secretaria de Saúde de Campina Grande vai disponibilizar durante os dias de carnaval, doses das vacinas antitetânicas e anti-rábicas. O objetivo é atender a possíveis vítimas de acidentes envolvendo contato com animais com a doença raiva ou com materiais e animais que possam transmitir a bactéria do tétano.

As vacinas serão disponibilizadas nos Centros de Saúde do Catolé e o Dr. Francisco Pinto, no centro da cidade, do sábado até a terça-feira, sempre das 8h às 10h. “Nós abriremos apenas neste horário porque o paciente que sofre este tipo de acidente precisa primeiramente do soro antitetânico ou anti-rábico, dependendo do caso. Em seguida, é que ele deve tomar a vacina, podendo procurar o serviço no dia posterior ao do acidente”, explicou a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz. O soro deve ser procurado no Hospital de Trauma da cidade.

Miralva explicou que foram disponibilizadas 50 doses extras da vacina anti-rábica: 30 no Francisco Pinto e 20 no Centro de Saúde do Catolé. “Com relação à vacina do tétano, nós temos em quantidade suficiente no município e não foi necessário aumentar o número de doses”, explicou.

Toda a rede de Atenção à Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferece de segunda a sexta-feira essas vacinas e durante os finais de semana, esses dois Centros de Saúde ficam responsáveis por ofertar as vacinas em casos de urgência, sempre no regime de horário especial (das 8h às 10h). Nos feriados, os dois locais também ficam abertos no mesmo período para atender a quem precisar, caso suspeite ter tido contato com algo que possa desenvolver a raiva ou o tétano.

PLANO – Além dessa ação, a Secretaria de Saúde de Campina Grande elaborou um plano de prestação de serviços durante o período de carnaval. Quatro equipes com ambulância e profissionais estarão de prontidão para prestar socorros em locais como eventos religiosos, desfiles na Avenida Dr. Severino Cruz e em reservatórios no distrito de Galante. O Hospital da Criança e do Adolescente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão normalmente.

 Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO