Secretaria de Saúde oferece preservativos e teste rápido de Sífilis e HIV no São João

O Ministério da Saúde enviou 300 mil preservativos à Secretaria de Saúde de Campina Grande para serem distribuídos durante o período de festa junina, época em que as pessoas e principalmente os jovens estão mais expostos à sexualidade. O material é entregue à noite em um ponto dentro do Parque do Povo e de dia em um posto volante na Praça da Bandeira, no Centro da cidade.

Além desses locais, a Coordenação de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/Aids, distribuiu preservativos em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e nos banheiros públicos do espaço da festa. São preservativos masculinos, femininos e em gel.

Todas as noites, dez agentes da Diretoria de Vigilância em Saúde trabalham no local conscientizando sobre a necessidade de prevenção. Os profissionais também informam sobre o Teste Rápido de HIV, que também está sendo oferecido no Parque do Povo e na Praça da Bandeira. O exame é realizado por meio da saliva e em poucos minutos o resultado é apresentado. São mais de 10 mil testes para o período. Há ainda Teste Rápido para a Sífilis, são 5 mil.

A Secretaria de Saúde do município implantou o teste rápido em 2013 e, desde então, vem ampliando o número de exames aplicados, saltando de 10 mil para 12 mil em 2014 e, este ano, a expectativa é realizar 15 mil testes até o fim de dezembro. Além disso, para oferecer melhor atendimento aos pacientes de HIV/Aids, o Serviço de Atendimento Especializado – SAE, mudou de endereço e foi reestruturado.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO