Secretaria de Saúde participa de mutirão contra Aedes em São José da Mata

acao_aedes_sao_jose_mata

A Secretaria de Saúde de Campina Grande participou nesta quarta-feira, 27, de um mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti no distrito de São José da Mata. O núcleo de educação da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses orientou as pessoas, fez panfletagem e preparou crianças e adolescentes das escolas locais para sair às ruas levando conscientização aos moradores e eliminando os locais que possam servir como abrigo para o mosquito transmissor de tantas doenças. A atividade contou com a supervisão de professores e Agentes de Combate às Endemias.

No último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa, Campina Grande apresentou focos do mosquito em 6,3% das casas vistoriadas. Dos 51 bairros e distritos, 48 apresentaram alto risco de transmissão de doenças e apenas três apresentaram índice menor que 4%, o que representa risco médio. São José da Mata é um destes três, mas mesmo com os índices sob controle a população decidiu prevenir o aparecimento de mais focos.

imagem

De acordo com o Censo 2010, o distrito tem 13.078 habitantes e mais de 6 mil moram na zona rural. “Na zona rural a possibilidade de infestação é grande e as pessoas costumam ficar mais expostas ao mosquito. Por isso, fizemos esta ação de hoje tanto nas ruas quanto em algumas estradas de terra para proteger também os moradores dos sítios”, disse a Gerente Rossandra Oliveira.

Os Agentes fazem trabalho educativo nas escolas de Campina Grande semanalmente com a intenção de que as crianças sejam multiplicadoras da mensagem de conscientização sobre a necessidade do combate ao mosquito, levando os ensinamentos para suas casas.

O grupo também vistoriou as 28 ruas que a Prefeitura Municipal de Campina Grande está pavimentando no distrito para certificar que as obras não estão favorecendo a formação de criadouros do mosquito, principalmente por causa das recentes chuvas.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO