Secretaria de Saúde participa de reunião de trabalho da Unicef sobre microcefalia que começa nesta segunda em Recife

A Secretaria de Saúde de Campina Grande participa na próxima semana de uma reunião de trabalho organizada pela Unicef para discutir a construção de um parâmetro de atenção às famílias de crianças com microcefalia e outros distúrbios da Síndrome Congênita do Vírus da Zika.

O evento acontece nos dias 18 e 19 de abril em Recife, Pernambuco. A Secretaria Municipal de Saúde foi convidada a participar das discussões em função do trabalho que vem desenvolvendo no diagnóstico dos problemas dos bebês, nas pesquisas e no acompanhamento às gestantes e às crianças no Ambulatório Especializado do Hospital Municipal Pedro I.

Quase 500 mulheres já receberam atendimento no local, fizeram exames e passaram por acompanhamento psicológico e 48 bebês com microcefalia e outros distúrbios cerebrais fazem fisioterapia, avaliação médica contínua, tratamento neurológico, dentre outros serviços.

A Secretária de Saúde, Luzia Pinto, também vai apresentar as experiências do município com o combate ao vetor das doenças, o mosquito Aedes aegypti. Em 2016 todas as 188 mil residências dos municípios foram visitadas por Agentes de Combate às Endemias e quase 7 mil pneus foram recolhidos das ruas. O Denguezapp, projeto em que os cidadãos mandam informações de locais com focos de larva dos mosquitos, está completando um ano com mais de mil solicitações resolvidas.

“Representantes do Unicef estiveram no mês passado conhecendo este trabalho desenvolvido na nossa cidade e perceberam que estamos envolvidos com o assunto, diagnosticando, tratando e pesquisando os casos e ainda dando muito apoio às famílias. Por isso, participaremos da elaboração desta estratégia de enfrentamento ao problema que servirá para vários países”, disse Luzia Pinto.

A Organização Mundial de Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde, o Ministério da Saúde, hospitais e universidades de Pernambuco também participam da reunião.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO