Secretaria de Saúde presta serviços no Dia Mundial de Combate à Aids

aids_simboloA Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza nesta terça-feira, 30, uma ação itinerante na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids. Um posto volante vai oferecer das 8h às 17h os serviços de Teste Rápido de detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites. Além disso, haverá também a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Também nesta terça-feira tem programação no Serviço de Assistência Especializado – SAE, para as pessoas que vivem com o HIV.

Serão oferecidos um café da manhã especial e a aplicação de medicação à tarde. Recentemente, a Prefeitura Municipal de Campina Grande reestruturou o SAE, que atende quase 900 pessoas com DST’s e faz o acompanhamento médico e psicológico, além de auxílio logístico e social.

A programação do posto volante segue durante toda a semana com os serviços em outros locais. Na quarta-feira os testes serão realizados na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro da Liberdade e os outros dias ainda estão sendo definidos. As pessoas que forem até esses locais receberão também panfletos e informações sobre formas de prevenção e sobre os perigos da relação sexual sem segurança.

De acordo com o Coordenador de Prevenção às Doenças Sexualmente transmissíveis, Silvestre Maia, os resultados dos testes são informados em apenas 20 minutos.

“É totalmente sigiloso e é importante que várias pessoas façam para nós podermos identificar novas ocorrências de casos e elaborar novas estratégias de acompanhamento dessas pessoas. Estamos realizando cerca de 15 mil desses testes por ano. Os testes rápidos também foram ampliados e passaram a ser oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde para possibilitar que mais casos sejam rastreados. “, disse.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO