Secretaria Municipal de Saúde executa Plano Operacional para o São João

plano_oepracional_saudePara garantir a segurança em saúde dos participantes d’O Maior São João do Mundo, deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande escalou cem profissionais que atuarão no Parque do Povo. Os serviços de urgência e emergência da cidade também estarão de prontidão durante os festejos juninos. As ações fazem parte do Plano Operacional da Saúde para o São João e ainda contam com fiscalizações sanitárias e atividades de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

No Parque do Povo foram montados dois postos de pronto atendimento ao público da festa, sendo um ao lado do Centro Cultural Lourdes Ramalho, próximo ao palco principal, e o segundo na lateral da Pirâmide.  Cada unidade contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Além dos dois postos, ambulâncias ficarão posicionadas em locais estratégicos para transferência de pacientes e as unidades do SAMU 192 também poderão ser acionadas pelas equipes de saúde.

Três equipes de socorristas vão circular pelo Parque do Povo para garantir mais agilidade no atendimento. Na manhã desta sexta-feira, 05, estes profissionais passaram pelo último treinamento antes do início da festa. A atividade aconteceu pela manhã na Pirâmide do Parque do Povo e contou com o apoio de técnicos do Corpo de Bombeiros e do SAMU, que realizaram simulações de atendimentos de primeiros socorros em locais com aglomeração de pessoas.

Segundo a secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, as escalas das equipes de saúde que atuarão no Parque do Povo foram organizadas de acordo com a programação da festa. “Para os finais de semana e datas como a véspera de São João e São Pedro, como também nos dias com grandes atrações no palco principal, teremos reforços no número de profissionais”, garantiu.

A secretária informou que o Plano Operacional da Saúde também prevê equipes durante os festejos juninos dos distritos de Galante e São José da Mata. Luzia Pinto explicou ainda que inspetores da Gerência de Vigilância Sanitária – Gevisa irão inspecionar bares e restaurantes nos locais da festa. “Além disso, bares e hotéis da cidade também já passaram por vistoria sanitária, assim como os imóveis que funcionam para hospedagem alternativa”, disse.

Prevenção – Durante O Maior São João do Mundo a Secretaria Municipal de Saúde também vai realizar uma campanha de prevenção às DST, Aids e Hepatites Virais. A meta é disponibilizar meio milhão de preservativos nos pontos da festa, além de materiais informativos. Na Praça da Bandeira um trailer será instalado a partir desta segunda-feira, 08, onde serão realizados, de forma gratuita, testes rápidos de HIV. O exame pode ser feito no local, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO