Seduc aplica avaliação de aprendizagem com 8 mil estudantes da Rede Municipal

avaliacao_seduc_alunosCom o objetivo de fazer um diagnóstico amplo da qualidade de ensino na Rede Municipal, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande está aplicando uma avaliação em mais de 80 escolas do município. A Avaliação Semestral de Rendimento Escolar acontece no período de 16 a 19 de junho. Estão sendo avaliados cerca de 8 mil estudantes matriculados nos 3º, 5º e 9º anos da Rede Municipal.

A prova apresenta questões de língua portuguesa e matemática, avaliando o processo de alfabetização. Os conteúdos seguem a matriz de referência dos exames nacionais de qualidade do ensino, a exemplo da Provinha Brasil e da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), ambos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com previsão de aplicação no segundo semestre.

A Avaliação Semestral é um instrumento pedagógico, sem finalidade classificatória entre as escolas participantes. A meta é identificar as principais demandas da Rede Municipal, diagnosticando antecipadamente possíveis dificuldades de aprendizagem em temas específicos, contribuindo assim com o planejamento de ações pedagógicas direcionadas ao cotidiano da sala de aula, voltadas a melhoria na qualidade do ensino.

A iniciativa está sendo bem recebida pelos educadores e gestores escolares. Para a gestora da Escola Municipal Félix Araújo, professora Cláudia Barreto, a avaliação vai nortear o planejamento para o segundo semestre.

“Vamos ter uma avaliação prévia para ver as dificuldades e trabalhar em cima delas. Os professores terão um instrumento de preparação prévia para trabalhar com mais ênfase os pontos e conteúdos que mais precisam”, argumentou. Ao todo, 95 alunos do 3º e do 5º ano participam da avaliação na Escola Municipal Félix Araújo.

Fonte: Codecom

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO