Seduc promove capacitação para gestores recém-eleitos na Rede Municipal

seduc_cap_professoresAdministrar uma escola pública é uma tarefa que exige preparo e muita dedicação, além de atenção para exigências da legislação. Pensando nisso, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande iniciou nesta sexta-feira, 06 de novembro, um curso de formação de diretores e diretores adjuntos das escolas e creches da Rede Municipal. O curso vai até 15 de dezembro, com a participação de 147 gestores.

A abertura aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), localizado por trás do Museu Vivo da Ciência. O local também sediará a maior parte das aulas do curso, exceto nos dias 14 e 28 de novembro quando as atividades serão transferidas excepcionalmente para o auditório da Vila do Artesão.

Todos os gestores escolares participantes foram eleitos recentemente pela comunidade escolar, em votação realizada no último dia 26 de novembro na maioria das escolas e creches do município. Tiveram direito à voto os professores, servidores, estudantes e pais de estudantes matriculados nas unidades de educação, promovendo a participação social e a gestão democrática.

O curso terá uma carga horária total de 60 horas/aula, sendo 48 horas com atividades presenciais e 12 horas de atividades semipresenciais. As aulas serão divididas em duas turmas, sendo uma com aulas aos sábados e outra com atividades nas terças-feiras, com o objetivo de oferecer opções de horários e garantir a participação de todos os gestores recém-eleitos. A abertura desta sexta reuniu as duas turmas do curso.

Participam gestores que estão assumindo a função pela primeira vez e diretores que estão sendo reconduzido ao cargo pela votação da comunidade escolar. A professora Ivanilde Oliveira está assumindo pela primeira vez a função de gestora-adjunta na escola Anis Timani, no bairro da Catingueira, e para ela o maior desafio é lidar com a prestação de contas e a parte burocrática.

“O curso é importante porque aqui vamos adquirir os conhecimentos necessários. Não podemos entrar às cegas no processo e aqui estamos obtendo os pré-requisitos necessários. Minha principal preocupação é com a prestação de contas, em saber como funciona o trâmite e a documentação. Mas tenho certeza que com a ajuda da equipe da secretaria e dos colegas gestores vamos conseguir”, avaliou professora Ivanilde.

Mas os gestores experientes também destacam que a capacitação é fundamental, como é o caso do professor Ionaldo Patrício, que já administrou anteriormente a escola Municipal Manuel da Costa Cirne por dois mandatos e agora vai voltar ao cargo. “Tem a parte financeira que exige muita responsabilidade, mas o maior desafio são as relações interpessoais no cotidiano da escola. E isso a capacitação também vai abordar”, destaca.

CONTEÚDOS

O curso será dividido em módulos temáticos, abordando assuntos como: ética profissional, relações interpessoais, atribuições da gestão escolar, inspetoria técnica, legislação educacional, gestão democrática, política nacional e municipal de educação e, por fim, administração financeira e prestação de contas. As aulas serão ministradas por profissionais da equipe da Secretaria de Educação, das diversas áreas.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO