SEDUC promove Formação Continuada da Sala de Recursos Multifuncionais

seduc_formacao_continuadaA Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande promoveu nesta sexta-feira (27), no auditório do CTE, o IX Encontro de Formação Continuada do Programa Sala de Recursos Multifuncionais.

De acordo com a professora Iara Moraes, Coordenadora da Educação Inclusiva da SEDUC, o encontro objetivou a avaliação das formações realizadas durante 2015; além dos preparativos da I Mostra de Educação/ Inclusiva em Recursos de Tecnologia Assistiva para pessoas com Deficiência que acontecerá no período de 14 a 18 de dezembro.

Durante o encontro foram oferecidos subsídios teóricos para avaliação final do aluno. Avaliar sempre é uma questão que gera angústia nos professores principalmente com relação à criança com necessidades educacionais especiais. Avaliar torna-se um grande instrumento medidor. Através da avaliação se pode perceber o quanto e como essa criança está ou não evoluindo. Os alunos com deficiência devem ser avaliados da mesma maneira que seus colegas.

Os professores receberam textos de Mara Lúcia Sartoretto e Oliveira sobre ‘Como avaliar o aluno com deficiência?’.

Segundo a professora Maria Teresa Mantoan, a educação inclusiva preconiza um ensino em que aprender não é um ato linear, contínuo, mas fruto de uma rede de relações que vai sendo tecida pelos aprendizes, em ambientes escolares que não discriminam que não rotulam e que oferecem chances de sucesso para todos, dentro dos interesses, habilidades e possibilidades de cada um. Quando apenas se avaliar um produto e desconsidera o processo vivido pelos alunos para chegar ao resultado final realiza um corte totalmente artificial no processo de aprendizagem. A Formação aconteceu das 7 às 11 e das 13 às 17h.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO