Seduc resgata da história do Maior São João do Mundo

estudante_resgatam_historiaNo dia da abertura do Maior São João do Mundo, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande iniciou uma ação de resgate da história de 32 anos da festa. Começou nesta sexta-feira, 05 de junho, a segunda edição do projeto “Passeio Cultural”, iniciativa que promove visitas de estudantes da Rede Municipal de Educação ao Memorial do Maior São João do Mundo.

Ao todo, vão participar do II Passeio Cultural cerca de 200 estudantes de cinco escolas municipais. As próximas visitas estão agendadas para os dias 08 e 15 de junho, com programação nos turnos da manhã e tarde. Durante as visitas, os estudantes conhecem o acervo do Memorial com fotos históricas, cartazes, registros de jornais e revistas, bem como o acervo em vídeo.

 As visitas são supervisionadas pela professora Cléa Cordeiro, idealizadora e mantenedora do memorial. Ela conduz a criançada em uma dinâmica interativa, explicando a origem do Parque do Povo e da festa junina que mais tarde ficaria famosa pelo título de “maior do mundo”.

“Faço questão que as escolas venham conhecer o nosso acervo para levar essa tradição adiante. Nossa grande preocupação é que as crianças não apenas gostem da festa, mas principalmente saibam das tradições dos festejos juninos e conheçam a origem do São João de Campina Grande”, defendeu Cléa Cordeiro. Além da visita ao memorial, os estudantes participam de um passeio pelo Parque do Povo.

O objetivo do II Passeio Cultural é promover um resgate histórico, segundo informou a diretora técnico-pedagógica da Secretaria de Educação, professora Vera Passos. “Esse projeto faz um resgate da nossa festa popular mais importante e envolve os nossos estudantes em uma atividade de aprendizado que vai além da sala de aula, valorizando a cultura do nosso povo”, explicou.

A Escola Municipal Dr. Chateaubriand, do bairro de José Pinheiro, foi a primeira a participar do II Passeio Cultural. No próximo dia 08 de junho será a vez das escolas municipais Maria José de Carvalho, no turno da manhã, e Professor Capiba, à tarde. No dia 15 de junho, participam as escolas Doutor Severino Cruz, pela manhã, e Tiradentes, no turno da tarde. Cada escola encaminha uma turma de 40 alunos, número adequado ao espaço físico do memorial.

MEMORIAL

O memorial do Maior São João do Mundo existe há 11 anos e está instalado atualmente na Rua Tiradentes, nº 165, nas proximidades do Parque do Povo. O espaço está aberto à visitação diariamente durante o período junino, funcionando das 16h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3321-0828, também usado para o agendamento de visitas.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO