Seduc/CG convoca escolas particulares para Censo Escolar 2014

censo_escolarA Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande está convocando as escolas da rede privada de educação básica do município para que participem do Censo Escolar 2014. O prazo para envio dos dados termina no próximo dia 08 de agosto, atualizando as informações sobre o número de crianças matriculadas e o rendimento escolar. O preenchimento do formulário do censo escolar deve ser feito via internet, através do site do Educacenso (educacenso.inep.gov.br).

Em 2014, a Secretaria Municipal de Educação será a responsável por realizar o monitoramento do censo entre as instituições da rede privada de ensino que atuam na educação infantil, até a quinta série. As escolas particulares que não fornecerem os dados em tempo hábil poderão ficar em situação irregular perante o Ministério da Educação. Mesmo assim, muitas escolas ainda não forneceram os dados.

“O acompanhamento do Censo Escolar da Rede Privada de Educação Básica, este ano, está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e até o momento o percentual de escolas privadas que preencheram o Censo 2014 é bem pequeno. É preciso que estas escolas atendam este chamado para termos dados atualizados das matrículas na Educação Básica no Censo Escolar”, explicou a secretária de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa.

Os gestores responsáveis pelas escolas da rede privada de ensino que tiverem dúvidas sobre o preenchimento do Censo Escolar 2014 devem procurar Maria Rosicleide Barbosa e Janaina Nascimento, no Centro de Tecnologia Educacional (CTE), localizado nas proximidades do Parque do Açude Novo, para obterem informações complementares a respeito do censo.

Entre as escolas públicas municipais, o índice de participação no Censo Escolar 2014 já ultrapassou a marca dos 70% da rede, composta por 125 escolas, além das 35 creches. São os dados estatísticos do Censo Escolar 2014 que vão servir de parâmetro para a definição do repasse de verbas federais para a educação do município no próximo ano.

CENSO

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO