Segunda dose contra HPV começa a ser aplicada nesta quinta-feira

VacinaHPVA Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande vai iniciar nesta quinta-feira, 11, a aplicação da segunda dose da vacina contra o Papilomavírus Humano – HPV, responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero. Deverão ser vacinadas as meninas entre 11 e 13 anos que participaram da primeira etapa da imunização. Nesta fase, as doses serão aplicadas em oitenta postos, entre as Unidades Básicas de Saúde – UBS e os Centros de Saúde do Município.

De março a agosto de 2014, foram imunizadas 7.562 meninas campinenses, totalizando 80,2% da população de mulheres do município nesta faixa etária. A imunização foi feita nas próprias escolas pelas equipes de saúde. No entanto, nesta nova fase, são os pais que, juntos às filhas, devem procurar as unidades de saúde para aplicação da segunda dose, desde que já tenha completado o ciclo de seis meses do dia da primeira vacina.

O município de Campina Grande recebeu 9 mil doses para a segunda etapa da vacinação, que deve ser realizada de forma efetiva até dezembro. Para facilitar e estimular a adesão à segunda dose, a Prefeitura vai disponibilizar os endereços com os locais de distribuição da vacina nos murais das escolas da cidade. “Para que a vacina tenha efeito, é preciso seguir o cronograma, que foi dividido em três etapas, sendo a última dose ministrada após cinco anos da aplicação da segunda”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Miralva Cruz.

Ainda segundo Miralva Cruz, à medida que for sendo aplicada a segunda dose, também deverão ser vacinadas com a primeira dose as meninas que forem completando 11 anos até o mês de dezembro. “A partir de 2015, vamos fazer as primeiras doses para qualquer menina nesta faixa etária”, esclareceu a coordenadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO