Segunda fase da Campanha de Vacinação do HPV será em setembro

VacinaHPVA segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV começa no dia 11 de setembro em todo o país, e em Campina Grande a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar as meninas entre 11 e 13 anos de idade que tomaram a primeira dose em março. As vacinas serão disponibilizadas em escolas municipais e estaduais, inclusive da zona rural, Unidades Básicas de Saúde – UBS, e em hospitais e clínicas.

Nesta primeira etapa, todas as 153 escolas municipais e a maior parte das unidades de ensino estaduais foram contempladas com a distribuição das doses da vacina. Até agora, já foram vacinadas 7.562 meninas campinenses. O número corresponde a 80,2% da população de mulheres do município que estão na faixa etária prioritária da campanha. A última dose da vacina deverá ser aplicada somente após cinco anos da aplicação da segunda.

Além da campanha nas escolas, as meninas podem ser vacinadas em qualquer época assim que completarem 11 anos de idade. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Miralva Cruz, a população está aceitando bem a nova vacina. “Havia certo receio dos pais no começo de não aplicar a vacina por causa de possíveis reações que a dose pudesse causar, mas a importância da prevenção está prevalecendo”, explicou.

O Papilomavírus Humano (HPV) é um grupo de vírus que engloba inúmeros outros e que pode ser responsável por doenças como o câncer de colo de útero ou de pênis e o aparecimento de verrugas em todo o corpo. Ele é predominantemente transmitido através da relação sexual, mas há outras formas de transmissão. A terceira dose será aplicada em 2019, fechando o processo de imunização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO