Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como tema ‘A Matemática está em tudo’

A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, que acontece de 23 a 29 de outubro em todo o país. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017. Em Campina Grande as atividades da semana serão desenvolvidas nos dias 25 e 26 de outubro, no Parque da Criança, das 8h às 11h e das 14h às 17h, coordenada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, abordando o tema “A Matemática está em tudo”.

A semana contará com a participação das escolas públicas (municipais e estaduais), escolas particulares, das Universidades Públicas e Privadas, das instituições de fomento como: INSA, Embrapa, SEBRAE, SENAI e Escola Técnica Redentorista, além das secretarias municipais de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, de Ação Social, SESUMA – Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e da STTP.

Durante dois dias os projetos desenvolvidos nas instituições que participam da semana estarão expostos à visitação pública. Paralelamente acontecerão as apresentações culturais no palco a ser montado no parque. Já as palestras e oficinas serão realizadas na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, localizada no Museu Vivo da Ciência, ao lado do Terminal Integração.

De acordo com informação do secretário Tovar Correia Lima, a Prefeitura colocará à disposição das instituições que participação das atividades, tendas 5 x 5, mesas, cadeiras e água. Já a Coordenação Estadual ficará responsável pelo transporte para os alunos das escolas públicas. A SECTI está aguardando os recursos do Ministério para o desenvolvimento da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação em Campina Grande.

Em 2017, o Brasil vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao país pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez.

Projetos

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC) com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, secretarias estaduais e universidades. Em 2016, mais de 2,1 mil instituições cadastraram 92 mil atividades em 1.055 municípios de todos os estados.

Os projetos devem ter como público prioritário alunos da educação básica e do ensino profissionalizante e diversos segmentos sociais interessados por ciência e tecnologia.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO