Semana de Segurança do Pedestre tem início com ações do “Maio Amarelo”

maio_amareloA Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da STTP – Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, estará lançando oficialmente às 10hs desta terça-feira, 06, as ações do movimento “Maio Amarelo”, com a abertura da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, no auditório do CTE – Centro de Tecnologia Educacional (antigo Museu Vivo da Ciência).

Em Campina Grande, o desrespeito de pedestres e condutores quanto a uma correta postura segue a problemática da maioria das cidades brasileiras. Diante disso, durante o evento será oficializado pela STTP o projeto “Travessia Legal”, que tem como objetivo sensibilizar condutores e pedestres quanto à utilização da faixa de segurança.

A solenidade, que será aberta pelo prefeito Romero Rodrigues e pelo superintendente da STTP, José Marques, também contará com a participação de representantes de várias empresas e instituições, a exemplo da Maçonaria e Diocese, que já aderiram ao “Maio Amarelo”, um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes que visa chamar a atenção para que a população exerça todos os papéis no trânsito de forma responsável e com o mais alto respeito a todas as formas de vida.

A conscientização para uma direção mais saudável e segura em Campina Grande vem para combater os altos índices de casos de acidentes com pedestres registrados na cidade em 2013. Conforme relatório de acidentologia divulgado na semana passada pela STTP, o Centro (17,2%), Catolé (9,3%), Liberdade (5,7%) e Alto Branco (5,3%) se apresentam como os bairros com maior frequência de atropelamentos de pedestres. O maior vilão é a motocicleta, responsável por 63,9% dos atropelamentos na cidade.

Da união de forças entre a sociedade organizada e poder público incluiu-se a programação do “Maio Amarelo”, a Semana Mundial do Pedestre e o projeto “Travessia Legal”, com a realização de blitzes educativas em diversos pontos da cidade e abordagens pontuais em vários eventos.

De acordo com José Marques, superintendente da STTP, estimular a gentileza no trânsito é o principal objetivo do “Maio Amarelo”. “O movimento surgiu para chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de vítimas do trânsito em todo o mundo. Nós, da STTP, estamos fazendo nossa parte, disseminando a distribuição de material informativo durante as blitzens e abordagens”, comentou.

O movimento “Maio Amarelo” acompanha o ritmo de outras ações, como o “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e “Abril Verde”, que tratam dos temas câncer de mama, de próstata e das vítimas de acidentes de trabalho, respectivamente. A escolha do mês partiu da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu, em 2010, o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

A campanha “Travessia Legal” é uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, e da Maçonaria. Para mobilizar a sociedade em prol da educação e responsabilidade, várias instituições e empresas também atuarão, simultaneamente, em ações educativas em vários pontos da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO