Semana do Aleitamento Materno termina com dia especial para mães no Isea

aleitamentoMúsicas, sorteio de brindes e mensagens de carinho marcaram o encerramento das ações da Semana do Aleitamento Materno. A atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 07, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea e envolveu as mulheres internas que deram à luz na maternidade e as doadoras do Banco de Leite Humano do Isea. A proposta foi mostrar e incentivar as mães sobre a importância de amamentarem seus filhos.

Na solenidade, a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Saúde do Município, Giovanna Cordeiro, destacou a importância do acompanhamento médico no pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. “É nas unidades que as mulheres recebem orientações importantes, a exemplo desta sobre o aleitamento materno, que servirão inclusive para depois do nascimento. Por isso, é tão grande a necessidade das gestantes e das mães freqüentarem as unidades”, enfatizou.

As mães que estavam no Isea nesta tarde receberam informações sobre como lidar com as crianças recém-nascidas, ganharam também cartilhas que explicam os benefícios do aleitamento materno e garrafinhas de água para se hidratarem, já que o período de amamentação provoca sede. Elas ainda foram presenteadas com brindes especiais e convidadas a promoverem a alimentação saudável de seus filhos.

“É essencial que o recém-nascido seja amamentado somente com leite materno até os seis meses de vida, e que só depois outros alimentos sejam introduzidos nas refeições de pouco em pouco. Isto vai aumentar a imunidade do bebê e torná-lo mais saudável. Além disto, a amamentação ajuda a proteger a mãe de hemorragias, câncer de mama e tem a reconstrução do útero acelerada”, explicou a diretora técnica do Isea, Lúcia Ribeiro.

Em Campina Grande, a programação da Semana do Aleitamento Materno contou com debates entre os profissionais de saúde e gestores públicos, além de atividades que envolveram gestantes e mães que estão amamentando. As creches municipais também participaram da mobilização, que aconteceu durante sete dias. O objetivo foi fortalecer as ações de promoção, proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO